7 dias sem comer: o diário de uma sobrevivente!

4 out

7 dias, mais de 160 horas e muitos milhares de minutos sem comer, mastigar ou ingerir nada sólido! Esse foi o meu desafio e, com força de vontade, eu consegui caro amigo! E, se eu sobrevivi, você também sobrevive!! Com o objetivo principal de domar, literalmente, minha mente, passei esses dias todos sem mastigar, sem sentir o crocante na boca, sem me deliciar com um pedaço de chocolate derretendo entre meus dentes e língua… Fiz o que chamam aqui nos “Estates” de jejum líquido, ou seja, ingeri apenas alimentos líquidos durante todo esse tempo. Foi difícil? Foi! Desesperador? Quase. Recompensador? Demais!! Vamos a jornada:

Quem circula pelo meio da yoga e meditação sabe muito bem os benefícios do jejum: limpar seu corpo da toxinas, dar um tempo para o seu corpo se auto-curar e relaxar sem ter de digerir toda a comilança, emagrecer, dar uma limpada no intestino, melhorar todas as funções do sistema digestivo e excretor, etc. Mas, para mim, o benefício maior foi o de comandar minha mente, o de reprogramar a maneira como ela lida e reage a comida e o de observar como eu reagiria sem minhas comidas preferidas!

 Eu escolhi seguir o programa de um restaurante Vegan onde confio no dono e onde ele seguiu recomendações minhas do tipo “preciso de bastante ferros e minerais na composição”. Escolhi também entre Smoothies (ou shakes) e sopas que usam ervas indianas, frutas e vegetais orgânicos. Eram de 3 a 4 por dia, cada um com cerca de 450 ml. Recomendo que, sempre que você embarque em algo tão desafiador, você esteja muito informado sobre o processo e contando com profissionais da área pra te ajudar!

 O primeiro dia foi tranquilo. Trabalhei o dia todo e me senti cheia de energia. Foi lá pelas 9 da noite que me senti totalmente cansada, sem força para nada! O segundo dia foi um dos piores. Percebi o quanto a falta de comida limita nossa capacidade de raciocinar corretamente! Eu estava impaciente, ansiosa, com raiva mesmo minha gente (e olha que isso é raro). No terceiro dia optei por passar a tomar 4 líquidos por dia e o processo se tornou mais fácil. No quarto dia foi tudo mais tranquilo e até fui forte o bastante para resistir à tentação de um jantar em um restaurante italiano no qual participei ingerindo apenas um chá de laranja!

 Os últimos três dias foram os mais desafiadores. Me sentia avoada, sem concentração, faminta e cansada, mas não mais irritada. Adicionei um pouco de água de coco e sucos naturais de melancia e maça com beterraba para ter mais energia. Durante todo esse tempo minha coluna doía (coisa que sempre acontece quando estou com fome) e optei por não praticar muita yoga para manter minha energia para as aulas que dou. No sétimo dia comemorei a vitória à noite! Estava muito feliz e contente com a missão cumprida! Fui em um show lindo com amigas e fomos todas jantar depois! A felicidade ao mastigar foi intensa e a gratidão pelo alimento também!

 Claro que emagreci um pouquinho e que a digestão e eliminação foram perfeitas durantes esses dias, mas isso foram brindes, pois o melhor foi perceber a relação que tenho com comida e como posso sim domar minha mente e não sucumbir às tentações! Uma das maiores lições que aprendi foi a da compaixão: hoje entendo totalmente alguém que rouba para comer ou colocar comida na mesa da família. Quando estamos famintos o cérebro não funciona no seu estado normal de consciência, a ansiedade aumenta drasticamente, assim como o cansaço, e você é capaz de qualquer coisa para cessar a angústia mental e física que tomam conta de você… É o seu instinto básico funcionando e ele não parece estar unido à razão.

Percebi também que me conectei muito mais com as pessoas! No fundo, eu uso a comida como solução para evitar conflitos, mascarar solidão ou timidez. A comida funciona como ferramenta reconfortante, que me nutre emocionalmente e faz com que eu não precise arriscar falar aquilo que quero (mas que pode ofender ou parecer estranho) ou então faz com que eu não ligue para aquela amiga que adoro (mas que pode estar ocupada para falar comigo e não quero atrapalhar) e por aí vai… Sem minha “chupeta” em forma de comidinhas eu me senti segura e com coragem para me comunicar e conectar com mais facilidade e honestidade! Comida te limita! Grande insight!

 Consegui me comunicar melhor também com minha mente e fazer com que ela entenda que não preciso comer loucamente só porque a fartura é grande, ou apelar para o sorvete quando a ansiedade bate, nem comprar um delicioso brownie quando não tenho nada para fazer na sexta à noite. Apesar de todas as limitações e dificuldades, segui íntegra, consciente e feliz e provei para mim mesma que não sou escrava da comida e ela não é solução para nada. Isso significa que nunca mais vou me entregar à gula ou comer além do necessário? Provavelmente não, pois não sou Buddha nem Santa! Mas significa que hoje tenho muito mais consciência da função da comida na minha vida e como eu posso usá-la como aliada, e não como muleta, medicina ou entorpecente!

 E você? Qual é a sua relação com a comida e, o mais importante ainda: essa relação está te trazendo benefícios??

 Como disse antes, se resolver jejuar seja consciente e nada de extremismos! Tenha sempre a ajuda de um profissional e, acima de tudo, respeite seu corpo e seu coração! Beijo no coração e Namastê!

About these ads

36 Respostas to “7 dias sem comer: o diário de uma sobrevivente!”

  1. Silvinha 4 de outubro de 2010 at 3:51 pm #

    Por acaso esse vegan é o Lifefood Gourmet? Fui lá semana passada (finalmente) e vi que eles têm esse programa de desintoxicação.. Tinha inclusive ficado interessada, mas nem sei se aguentaria, Livinha. :P Mas parabéns a você, que tentou, conseguiu e aprendeu com isso! :)

  2. Fabi Marques 4 de outubro de 2010 at 5:34 pm #

    Amada, que experiência ein? Antes de engravidar, me preparei fazendo uma detox de cinco dias. Mas era à la japonesa, então rolava comida, ainda assim achei dificilimo e só dei conta de fazer pq era por um bem maior ( meu filho). É realmente uma lição. Eu tenho uma ligação bem conturbada com a comida, vc me inspirou, quem sabe eu tente isso por uns dias? A ver. Love.

  3. Beta 4 de outubro de 2010 at 11:47 pm #

    prima, deve ser libertador. Quem sabe eu não tente quando parar de amamentar?
    um beijo, tem um presentinho no teu email.

    Beta

  4. Mari Ceratti 10 de outubro de 2010 at 7:48 pm #

    Oi, Lívia!
    Fiquei supertocada pelo seu post porque mais ou menos na mesma época encarei, como você, uma dieta líquida de sete dias — mas por um motivo beeeeem menos espiritual do que o seu (extração de sisos). O desafio que você teve de dominar a mente (para seguir com o seu dia a dia) e a sensação de se colocar no lugar de quem não tem o que comer foram vividos por mim também. E os cravings que rolam? São insuportáveis! Eu nem faço questão de churrasco, por exemplo, mas o meu maior desejo naqueles dias era me fartar na Fogo de Chão. Tudo isso passou quando voltei à minha dieta normal, com todas as coisas que fazem bem pra gente. Nesse momento, experimentei totalmente a gratidão que você descreve. Ainda que, mais uma vez, nossos objetivos tenham sido diferentes. Não é legal isso?
    Beijo!

    • Lívia Stábile 11 de outubro de 2010 at 1:35 pm #

      Oi Mari!! Que máximo que vivemos a mesma experiência! Bom, mesmo você não tendo o mesmo objetivo, fico super feliz que você também conseguiu refletir bastante! Isso é o mais importante, em qualquer experiÊncia!! Obrigada por dividir comigo!!! Beijos

  5. Simara Mellorith 21 de novembro de 2010 at 10:54 am #

    Olá!

    Eu estou há 7 dias sem comer nada. Estou ingerindo 2 litros de chá verde durante o dia… e às vezes, shake no jantar.

    Não sinto fome e nem vontade de comer. Geralmente acordo com vontade de vomitar pela manhã, mas logo passa.

    Se nada de ruim acontecer no meio do caminho, quero ficar sem comer por mais 13 dias, totalizando 20 dias sem ingerir nada sólido.

    Não sinto tonturas nem mal-estar.
    Posso caminhar normalmente, principalmente em dias quentes, que nada acontece.

    • Lívia Stábile 22 de novembro de 2010 at 11:43 pm #

      Nossa, parabéns Silmara!! Muito legal, muita determinação! Qual é o seu objetivo? Espiritual? Detox? Perder peso? Conte-nos como foi ao terminar!! beijo

  6. dara de oliveira 1 de junho de 2011 at 5:45 pm #

    Parabéns!Vc foi muito corajosa,eu quero ficar vários dias sem comer e não consigo!O máximo que eu fiquei sem comer foram apenas tres dias!Bjus

  7. B 19 de agosto de 2011 at 10:25 pm #

    Poutz,
    como se fosse a coisa mais difícil do mundo, já fiz 15 dias e não achei nada demais, por sinal no momento já estou com 9 dias que estou precisando perder uns kilinhos que andei engordando demais! (rs)

    • l .d 6 de fevereiro de 2012 at 2:07 pm #

      Comigo funcionou .

      Em quinze dias eu só comi algo sólido duas vezes ( no almoço de domingo e foi só salada ) .

      Perdi 10 quilos , depois disso continuei controlando a alimentação e não engordei nada do que eu emagreci .

      Já faz 3 meses .

      • pergunta para o l.d 25 de junho de 2012 at 3:15 pm #

        o que vc comeu que tipo de líquidos foi arroz com feijão batido ou outras coisas como chá etcc..
        por favor me responda

      • Lívia Stábile 25 de junho de 2012 at 5:44 pm #

        Olá. Eu tomei shakes, preparados com leite de amendoas, frutas diversas, legumes e spirulina, etc. Também tinha algumas sopas, mas elas eram sempre bem ralas e nutritivas, com tomate, espinafre, etc… MAs esse detox foi feito por e com o acompanhamente de um nutricionista. E eu somente pegava os shakes e as sopas já prontos ou semi-prontos. Não recomendo fazer sem consultar um médico ou nutricionista antes. Boa sorte e obrigada por ler o blog!

      • noeli fernandes 15 de junho de 2013 at 10:49 am #

        vc sentiu tontura ou algo assim tipo dor de cabeça?

  8. Eduardo 15 de dezembro de 2011 at 4:23 pm #

    MALANDRO! QUE ABSURDO!!!

    CUIDADO, VCS VAO MORRER, PORRA!!

    Recomendo: lasanhazinha + picanha de sobremesa.

  9. paulo ricardo rodrigues moraes 15 de julho de 2012 at 11:30 pm #

    nunca devemos deixar de nos alimentar por burrice, é pecado! se Deus te dar o alimento é para vc comer. pois vai chegar o dia em que vc vai querer comer e não vai poder. Pense nisso.

    • vicvictor 29 de julho de 2012 at 2:00 pm #

      paulo ricardo pense vc no q escreve.falar é facil ñ é vc q tem sedentarismo.PALHAÇO

      • Livia 29 de julho de 2012 at 2:06 pm #

        ATenção, esse é um espaço aberto para diferentes tipos de opinião. VAmos respeitar aqueles que pensam de forma diferente da nossa. A beleza da vida está na liberdade e multiplicidade de expressão.

  10. Katia 9 de setembro de 2012 at 9:41 pm #

    Ola,eu vou ficar sem comer 15dias,quero ver qual é o resultado.quero perder uns quilos,comeco amanha.queria perder pelo menos 5kg sera que vai resultar?bjs

  11. Katia 9 de setembro de 2012 at 9:58 pm #

    se há alguém que perdeu peso em quinze dias que me diga os quilos que perdeu por favor .preciso de ser incentivada alguem me ajude.bjs

    • vania 31 de outubro de 2012 at 11:24 pm #

      Eu perdi 5 kilos comendo de 3 em 3 horas, no café da manha e na janta tomei herbalife e nos outros períodos coisas com pouca caloria

    • Ananias Fernandes 5 de janeiro de 2014 at 7:50 pm #

      Em um comentário de 06/ 02/12
      Uma contribuidora de informações emagrecer 10 kg usando só alimentos liquidos com Nutricionista .

      Mais detalhes no comentário de 25/06/12……..Só pra te encorajar……….

    • Almax 27 de setembro de 2014 at 8:53 pm #

      2 anos atrasado… mas consegui perde 6k em 3 dias sem comer, só com agua, exercicios básicos e logico idas e vindas do trabalho… mas com um alto preço na tentativa de passar para 4dias com dores de cabeça, sensação de fraqueza, etc etc

  12. Rah 19 de novembro de 2012 at 2:57 pm #

    Estou há quase um meses sem ingerir sólidos.
    Só bebo suco, água, café, leite. O mal humor está me matando, quando fico sem comer sou uma pessoa insuportável. Mas tá valendo a pena. Uso roupas que eu gostava muito, e que já não cabiam em mim. Estou com 56 quilos, e quando comecei estava com 65. Uma grande diferença, me sinto muito mais bonita, meu rosto está maravilhoso. É claro que fico meia cansada, sem disposição, porquê comida dá energia e tal, mas nada que não possa controlar.

  13. fernanda 14 de dezembro de 2012 at 4:08 am #

    ficar sem comer é um pecado muito grande…

  14. Amanda 21 de dezembro de 2012 at 7:19 am #

    Eu tenho uma pergunta é meio besta mas gostaria de ser respondida.
    Nesse intervalo que bebe só líquido, voce vai no banheiro fazer o número 2 regularmente??
    E quantos quilos mais ou menos consigo perder em 15 dias?

    • Lívia Stábile 22 de dezembro de 2012 at 12:49 pm #

      Gostaria de deixar bem claro, para todos os leitores, que esse jejum líquido NÃO é feito para se perder peso, como dieta… Ele serve para ajudar o corpo a desintoxicar e não deve ser feito sem a ajuda de um profissional da área de saúde. Ele também serve para ficarmos conscientes da nossa relação emocional e psicológica com comida… Para emagrecer a receita é fácil: diminua doces, frituras, gorduras e massas. Faça atividade física diáriamente… Por favor, não passem a tomar apenas líquido para emagrecer pois pode comprometer a sua saúde. Obrigada e obrigada por lerem o blog! Namastê!

  15. noeli fernandes 15 de junho de 2013 at 10:36 am #

    vou tentar ficar sete dia só com líquidos, preciso dominar minha mente e aprender a me controlar depois volto aqui para contar como foi minha experiencia.

    • noeli fernandes 20 de junho de 2013 at 9:30 am #

      consegui ficar dois dias passei mal,vou tentar mais dois dias para ver se consigo.fui ao medico to legal.

  16. Yara Gregório 18 de junho de 2013 at 10:48 pm #

    Fiquei 6 dias em jejum,só adquirindo líquidos e perdi 7 quilos… Eeee a Intenção de quem começa a ver a diferença e só emagrecer e emagrecer,daki uns dias volto pra contar quantos eu pesava e quantos estou atualmente… Sou gordinha,porém vou alcançar meus objetivos…
    Lutar Sempre… Desistir Jamais…

    • Lívia Stábile 19 de junho de 2013 at 4:32 pm #

      ATenção a todos que leem esse texto: dietas radicais como a que eu fiz necessitam de acompanhamento médico pra não causar problemas de saúde. E eu não fiz pra perder peso, mas sim pra desintoxicar meu corpo e dar uma folga pro meu sistema digestivo… Por favor, tenham cuidado! Amem-se como vcs são. A auto-aceitação emagrece mais do que qualquer dieta, ppois muitas vezes usamos comida pra lidar com problemas internos or estresse diário. Bjos

    • Lívia Stábile 19 de junho de 2013 at 4:32 pm #

      ATenção a todos que leem esse texto: dietas radicais como a que eu fiz necessitam de acompanhamento médico pra não causar problemas de saúde. E eu não fiz pra perder peso, mas sim pra desintoxicar meu corpo e dar uma folga pro meu sistema digestivo… Por favor, tenham cuidado! Amem-se como vcs são. A auto-aceitação emagrece mais do que qualquer dieta, ppois muitas vezes usamos comida pra lidar com problemas internos or estresse diário. Bjos

  17. jac 22 de julho de 2013 at 1:00 am #

    Eu perdi quatro quilos em vinte dias somente comendo quatro biscoitos de maisena leite desnatado de tres em tres horas

  18. juliana ribeiro 4 de setembro de 2013 at 5:07 pm #

    h

  19. Alemmarinho 13 de setembro de 2013 at 8:40 am #

    Quer dominar sua mente de verdade, faça o processo de 21 dias. Primeiros 7 dias sem comer ou beber nada, e os outros 14 dias com água, sendo na segunda semana 20% de sumo na água e na 3 semana 30% de sumo. Este sim vai ajudar a você a dominar sua mente. veja meu processo.: http://www.youtube.com/user/alemmarinho.
    E detalhe o desafio foi fazer tudo isto estando trabalhando.

  20. Julia Massame 18 de setembro de 2013 at 9:01 pm #

    Como a Livia mesmo disse dietas restritivas podem fazer mau a saude alem do mais a restriçao q a Livia fez foi so de alimentos solidos.. neste periodo ela continuou fazendo a ingestão de vitaminas através dos sucos de fruta e etc, por isso tomem cuidado pois a beleza nao vale nada se nao temos saude…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 37 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: