Namastê

16 jun
Namastê é provavelmente a saudação mundialmente mais famosa em Sânscrito, uma das línguas mais antigas que existem no continente asiático. Hoje em dia ninguém mais fala Sânscrito, no entanto, é a lingua original dos principais livros espirituais da Ásia, principalmente da Índia, como o Baghava Gita, Sutras de Patanjali e Upanishads.

Namastê tem várias traduções. Minha favorita é: “O Divino em mim reconhece e ama o Divino em você”. Mas também pode ser traduzido como “A Luz Divina dentro de mim reconhece a Luz Divina dentro de você” ou “Eu honro o espírito em você que também está em mim”. No Wikipédia brasileiro você encontra traduções como “Curvo-me peranti a ti” ou “Sou o seu humilde criado”, que eu, pessoalmente, não gosto muito, porque não refletem a relação de igualdade entre quem cumprimenta e quem está sendo cumprimentado.

Namastê é usado na Índia e países próximos como saudação pra iniciar ou encerrar um encontro, uma conversa ou uma cerimônia religiosa. A palavra ficou famosa mesmo no Ocidente nos estúdios de Yoga, pois o professor ou professora sempre acaba a aula falando Namastê para seus alunos. Tão importante quanto falar Namastê é ter as palmas das mãos juntas, no centro do peito, e curvar a cabeça em direção ao peito ou ao tórax, em um gesto de humildade e respeito pelo outro. É um reconhecer da conexão divina que existe entre ambos (ou no grupo). Acima de tudo, falar e fazer (já que é também um gesto físico) Namastê é lembrar que somos todos seres divinos e especiais. Temos todos a mesma capacidade infinita de melhorar não só a nossa existência, mas a existência dos que estão ao nosso redor.

 E essas duas capacidades são meu Norte nos últimos dois anos: me desenvolver como ser humano e ajudar outras pessoas e comunidades a se desenvolver. Com esses objetivos em minha mente e coração, há dois anos comecei uma jornada espiritual longa e extremamente prazerosa. É claro que o prazer muitas vezes dá lugar à dor e, é claro, que muitas vezes eu dou alguns passos para trás, afinal, sou humana! Mas minha coragem é sempre maior e é ela que me fortalece e me abastece de energia pra continuar buscando me aprimorar sempre que possível, a cada dia, a cada hora, em cada gesto e pensamento.

Assim como eu acredito em mim, eu acredito em você. Isso mesmo! Eu acredito em você, leitor, que tirou esses preciosos minutos do seu dia pra ler cada palavra que eu, em uma noite quente de verão, resolvi enfim começar a escrever. Acredito no seu potencial e na sua capacidade de tornar realidade qualquer que seja seu desejo! Acredito e agradeço sua atenção. Obrigada! Por meio desse blog espero poder descrever algumas das técnicas que me ajudam, no dia a dia, a manter minha mente e minha alma mais alinhadas.

Também espero contar minhas experiências, e experiências de gente que sabe muito mais do que eu, sempre buscando dividir com vocês algo que possa tornar a nossa vida mais leve e prazerosa. Se por um dia ou por uma linha escrita, eu puder fazer alguma diferença na sua vida, minha missão estará cumprida! Pra saber se eu consegui atingir essa meta? Só lendo os próximos posts!! Então, seja bem-vindo, obrigada pela presença e… Namastê!

13 Respostas to “Namastê”

  1. Julinha 25 de junho de 2010 às 8:36 pm #

    Querida amiga e professora,
    Que linda mensagem, que lindo gesto, que linda iniciativa! E vc não poderia ter escolhido uma palavra mais perfeita para (re)começar a escrever – vc bem sabe que eu queria tatuar Namastê no meu braço…
    Fico feliz de poder contar com suas palavras acalentadoras mesmo vc estando tão distante (físicamente) de mim. É sempre uma mudança de paradigmas escutar e, agora mais ainda, ler suas palavras. Lindona, vc tem o dom da comunicação, nunca se esqueça disso. Sabe transmitir plenamente o que deseja e não tenho dúvidas de que sua missão é ensinar aos outros todos esses conhecimentos que vc vem adquirindo nos últimos anos nos USA.
    Queridas Pin e Fabi, não me esqueci de vcs. De tanto a nossa “lindona” falar de vcs, sinto vcs muito próximas. E que maravilha será conhecer um pouquinho mais de vcs a cada post.
    Meninas, parabéns pelo nosso “filho”. Que seja um sucesso!
    Igualmente Namastê.

    • Julinha 25 de junho de 2010 às 8:38 pm #

      Ops, ignorem este… 🙂

    • Livia 25 de junho de 2010 às 9:23 pm #

      Lindona! Que delícia seu comentário! Muito obrigada! Estou muito feliz com a oportunidade de dividir o que aprendi aqui no blog, de aprender com meus leitores e de dividí-lo com as meninas. Curiosamente estava pensando em vc quando seu comentário chegou!! SAudade! Beijos grandes e obrigada

  2. Julinha 25 de junho de 2010 às 8:36 pm #

    Querida amiga e professora,
    Que linda mensagem, que lindo gesto, que linda iniciativa! E vc não poderia ter escolhido uma palavra mais perfeita para (re)começar a escrever – vc bem sabe que eu queria tatuar Namastê no meu braço…
    Fico feliz de poder contar com suas palavras acalentadoras mesmo vc estando tão distante (físicamente) de mim. É sempre uma mudança de paradigmas escutar e, agora mais ainda, ler suas palavras. Lindona, vc tem o dom da comunicação, nunca se esqueça disso. Sabe transmitir plenamente o que deseja e não tenho dúvidas de que sua missão é ensinar aos outros todos esses conhecimentos que vc vem adquirindo nos últimos anos nos USA.
    Queridas Pin e Fabi, não me esqueci de vcs. De tanto a nossa “lindona” falar de vcs, sinto vcs muito próximas. E que maravilha será conhecer um pouquinho mais de vcs a cada post.
    Meninas, parabéns pelo vosso “filho”. Que seja um sucesso!
    Igualmente Namastê.

  3. Isabel 26 de junho de 2010 às 2:37 am #

    Ei, moça! Parabéns pela iniciativa. Adorei o texto! Belíssimas palavras. Senti falta de uma fotinho sua fazendo a saudação. ;D. Muitas beijocas. Bel.

    • Livia 26 de junho de 2010 às 2:32 pm #

      Obrigada lindona! Espero que esteja tudo ótimo com vc!! Beijossssssss procê e Luis!

  4. Roberta Viegas 26 de junho de 2010 às 2:40 am #

    Prima,

    desejamos sucesso prá vocês nessa empreitada. Muito legal, estou adicionando aqui nos favoritos: Beta, MArcelo e Pedro vão ler. Beijos.

    • Livia 26 de junho de 2010 às 2:33 pm #

      Prima querida!!! Obrigada! Que delícia saber que vou participar mais ativamente da vida de vocês!! Muita saudade!! Beijos enormes para os três!!!

  5. sueli 27 de junho de 2010 às 1:14 am #

    lindo filha!acho que esta saudação iguala a todos-é linda! a calça jeans é outra coisa maravilhosa-iguala a aparencia de ricos e pobres mas NAMASTÊ nos lembra que somos todos semelhantes nas nossas maravilhosas diferenças!!!bjs!!!!

    • Livia 27 de junho de 2010 às 2:08 pm #

      Mãe adorei a comparação com calça jeans. Engraçada!!! Muita saudade e muitos beijos

  6. Mariana 27 de junho de 2010 às 11:56 am #

    Querida!
    Parabéns! Adorei o blog e, principalmente, a parte do seu texto em que vc fala de mudanças. Tb estou precisando de algumas em minha vida. Pelo que vi, está tudo ótimo com vc. Já coloquei o blog nos meus favoritos, então vou ficar de olho!
    beijo grande
    Mari

    • Livia 27 de junho de 2010 às 2:10 pm #

      Lindona! Obrigada!! Pois é, as mudanças são sempre desafiadoras, mas valem muito o trabalho!!! Estou certa de que você já começou suas mudanças… O primeiro passo é sempre identificar que precisamos delas!! Muita luz no seu caminho e saudade docê! beijos

  7. Ana Carla 10 de março de 2015 às 12:07 pm #

    Namastê.
    Gratidão pelas belas palavras e grandioso ensinamento.
    Paz e luz.
    Ahow

Deixe um comentário

