Pequenas atitudes pra salvar o planeta

28 jun
Quando o assunto é proteção ao meio ambiente, logo vem à cabeça os eco-chatos de plantão, pedindo para fazer coisas impraticáveis na correria cotidiana. Muita gente gostaria de fazer sua parte para ajudar o planeta, mas não sabe nem por onde começar e tem pouco acesso a informações sobre o tema. Sem contar a preguiça de mudar padrões de comportamento. Eu mesma me encaixo nesta categoria. 
 
Há cerca de três anos comecei a me preocupar seriamente com o rumo que nosso planeta está tomando. E comecei a pesquisar o que eu poderia fazer para ajudar a mudar esse panorama. Claro que de início, como boa sagitariana, sonhei alto, arquitetei grandes projetos. Quis montar uma ONG, ajudar cooperativas, etc. Mas a realidade é outra: não tenho tempo nem de fazer meu exercício físico semanal imagine criar um ONG. Pensei em implantar a separação de lixo reciclável em casa, mas descobri que não existe coleta seletiva na minha cidade e as empresas privadas que fazem esse tipo de serviço só coletam acima de 100kg. Oi? Como é que eu armazeno tudo isso de lixo na minha casa? Inviável. Depois aboli as sacolinhas plásticas da minha vida. Eu e minhas ecobagas éramos melhores amigas. E então precisei começar a comprar o dobro – ou triplo-  de sacos de lixo. O que ao final, dava na mesma que usar as sacolinhas. O que fazer então?
 
Sem grandes pretensões, pois estou longe de ser especialista no assunto, decidi pesquisar e começar devagarzinho,  com as pequenas coisas, que ao final fazem grande diferença. Pensando nisso resolvi postar aqui sete atitudes simples, que podem ser seguidas com facilidade por qualquer pessoa que tenha um mínimo de boa vontade. Vamos lá:
 
TROCAR LÂMPADAS CONVENCIONAIS POR FLUORESCENTES . Essa é a melhor dica, porque além de economizar energia para o mundo ( uma lâmpada flurescente gasta até 75% menos que a convencional) consequentemente economiza-se dinheiro!  Os decoradores torcem o nariz para esse tipo de iluminação, mas atualmente já é possível encontrar lâmpadas eficientes com luz amarela, mais agradável para ambientes como salas e quartos. Não precisa trocar da casa inteira, mas dá pra trocar de abajures, área externa, banheiros, cozinha, etc. Você estará fazendo a diferença!
 
REUTILIZAR A ÁGUA DA MÁQUINA DE LAVAR. Essa também é fácil, fácil. É só pedir para a pessoa limpa sua casa ( ou você) armazenar a água em baldes e utilizar para lavar o chão da casa ou apartamento.
 
PROIBIR O USO DE MANGUEIRA COMO VASSOURA .  Você ainda não fez isso? Vassoura existe pra quê minha amiga? Pra varrer. A mangueira deve ser usada apenas APÓS o local ter sido varrido, para jogar água. Sinceramente, eu quase tenho um infarto cada vez que vejo uma doméstica esguichando água nas calçadas. Dói meu coração. Não dói o seu?
 
RACIONAR O USO DE SACOLINHAS PLÁSTICAS.  O segredo aqui é evitar o desnecessário e reutilizar. Hoje procuro só pegar sacolinhas no supermercado e depois reutilizo como saco de lixo. Em todos os outros lugares, levo o que consigo carregar sem sacola, dentro da bolsa ou numa dessas eco bags que existem por aí. Exemplo: comprou remédio na farmácia? Cabe na bolsa? Dispense a sacolinha.
 
FECHAR A TORNEIRA ENQUANTO ESCOVA OS DENTES. Parece ridículo, mas uma torneira aberta desperdiça de 10 a 12 litros por minuto!  
 
EVITAR TOMAR BANHO QUENTE EM HORÁRIOS DE PICO. Pois é, energia elétrica também tem hora de rush, das 18h às 20h30, que é quando todo mundo resolve usar o chuveiro ao memo tempo, causando um “congestionamento” no fornecimento de energia.
Anúncios

4 Respostas to “Pequenas atitudes pra salvar o planeta”

  1. Livia 28 de junho de 2010 às 2:06 pm #

    Fabi, super relevante seu post! Obrigada pelas dicas! Aqui nos Estados Unidos temos dois extremos: de um lado o desperdício enorme de comida e material! Muito triste, principalmente com tanta gente passando fome. Do outro lado temos muitas comunidades fazendo verdadeiras transformações! Indico o filme e o blog No Impact Man – http://noimpactman.typepad.com O cara conseguiu viver um ano criando o mínimo de impacto possível no meio ambiente! Muito bacana e cheio de boas idéias!! Eu consigo reciclar bastante aqui em Miami! Tudo o que posso, pedacinhos de papel, embalagens, plástico… Isso porque temos coleta toda semana! No Brasil vale a pena descobrir se a sua cidade tem um posto de coleta (caso a prefeitura não recolha). Outra dica é: além de tomar banho fora do horário de pico, fechar o chuveiro na hora de lavar cabelo e corpo. Economiza demais. Um site brasileiro bacana sobre o assunto é o http://planetasustentavel.abril.com.br/home Temos total responsabilidade sobre nosso planeta, nossa cidade…!!! E vamos que vamos!!! Beijos

  2. Helga 29 de junho de 2010 às 10:23 pm #

    Oi Fabi, nossa eu sabia que gostava de você por algum motivo, sagitarianas em comum, lhe entendo profundamente.. sou extremamente radical nas minhas lutas e uma em especial, sem dúvida nenhuma é a de me preocupar com o mundo. Sei que pode parecer beeem distante esta minha dica, mas eu recomendaria diminuir o consumo de produtos de animais, pois depois dos carros, o segundo fator maior de prejuízo ao mundo fica o gás metano que as vacas e outros animais produzem e jogam no ar. Os fazendeiros para economizar dinheiro e ganhar tempo ao engordar seu rebanho, os alimenta com milho e este mesmo milho é cultivado, dentre outros, com amônia e inseticidas, sendo extremamente prejudiciais aos animais e consequentemente aos humanos que os consomem. Assim diminuindo (pelo menos) o consumo de carnes e derivados você está não somente exigindo aos fazendeiros a melhorarem a alimentação dos animais como diminuindo o gás metano no ar e assim melhorando a qualidade de vida não somente dos animais, mas também a sua própria vida. Nesta mesma nota, todos nós ajudamos o mundo consumindo produtos orgânicos já que muitos produtos químicos deixam de serem usados prejudicando o solo e nosso corpo, evitando assim mais tarde a compra de remédios, etc. Se houver interesse de maiores informações, tem um documentário pra lá de necessário:http://www.youtube.com/view_play_list?p=3363C0A0264544E4

    beijos e parabéns pela iniciativa!

  3. Julia Husseini 1 de julho de 2010 às 6:39 pm #

    Fabi, uma vez vi uma reportagem dizendo que é ecologicamente correto fazer xixi tomando banho! Ahahahaha… É engraçado mas foi o que eu vi! A maioria das pessoas fazem xixi antes de tomar banho e dão descarga (e lá se vão litros de água).
    Adorei a post. Achei bem real. O aquecimento global também me angustia!

    • Fabiana Marques 1 de julho de 2010 às 6:42 pm #

      Pois , eu ia colocar essa dica tbm ( pq eu super fao), mas tem gente que acha meio nojento, rsrsrs. Beijinhos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: