Prana: energia vital para o corpo e a mente

5 jul

O que é o que é? A primeira coisa que você faz ao nascer e a última coisa que você fará antes de morrer?? Pense bem… E a resposta é… Respirar!! Sim caros amigos, nosso primeiro ato como seres independentes de nossas mães e nosso último ato antes de entregar nossa alma a seja lá o que for que você acredite é respirar. No entanto, entre o momento em que nascemos até o momento em que partiremos, praticamente nos esquecemos de dar atenção ao ato da respiração.

Deixe-me te contar algo extremamente interessante: cientistas descobriram que podemos viver sem comer e sem beber água, no entanto, não podemos viver sem respirar, por mais sutil que a respiração seja. Como eles descobriram isso? Depois de pesquisar gurus e iogues da Índia que conseguem passar meses somente meditando, sem nada para comer ou beber, apenas respirando tão sutilmente que fica quase impossível detectar o ar entrando e saindo do corpo. Livros afirmam que Buda passou anos sem se mexer, apenas meditando e respirando, antes de atingir o Nirvana. Aliás, a meditação de Buda consiste em apenas focar toda a sua atenção no inalar e exalar.

Yoga é uma ciência que vai muito além do exercício físico e um dos pilares fundamentais dela é o Pranaiama (ou Pranayama), exercícios respiratórios. Prana pode ser traduzido como energia vital e essa energia está presente no ar, em todos os lugares, principalmente na natureza. Por meio de exercícios respiratórios nós trazemos essa energia pra dentro do nosso organismo, ampliando nossa própria energia e melhorando nossos sistemas fisiológico e psicológico.

Então, como anda sua respiração? Um bom pranayama pra acalmar a mente e o corpo, controlando emoções negativas como raiva, medo e estresse, consiste em inspirar profundamente por oito segundos, mandando o ar lá pra barriga (respirar usando o diafragma) e não só para o torax. Reter a inspiração por quatro segundos. Durante a retenção, tente se concentrar no espaço entre suas sobrancelhas, também conhecido como terceiro olho, local onde temos nossa intuição e sabedoria desenvolvidas. Após quatro segundos, expire vagarosamente por oito segundos, eliminando todo o ar do corpo. Durante a inspiração e expiração mantenha sua atenção na no ar entrando e saindo das narinas e pulmões.

Repita o exercício por 15 vezes. Esse pranayama não tem contra-indicações. Eu garanto que, se você realmente se concentrou, você estará se sentindo muito mais calmo, equilibrado e concentrado ao final. Essa técnica ajuda em casos de pressão alta e estresse. Também é ótima pra ser usada antes de você responder aquele e-mail mal-criado do seu chefe, ou responder aquela pergunta cabeluda do seu filho. Respirar é um ato sagrado, é trazer para dentro de si a energia necessária pra manter sua saúde mental e física. Depois de fazer o teste me conte os resultados! Namastê.

Anúncios

2 Respostas to “Prana: energia vital para o corpo e a mente”

  1. Helga 5 de julho de 2010 às 1:27 pm #

    Olha só: Demais! Obrigada pela dica!! Sempre muito úteis!

    • Livia 7 de julho de 2010 às 4:05 pm #

      Obrigada Helga!! Espero que ajude! Beijo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: