Amanhecer é uma lição

15 jul

56504147, Jude Maceren /Stock Illustration Source

     Como você começa o seu dia? Você acorda sorrindo ou de cara fechada? Quais são seus primeiros pensamentos? Quais são suas primeiras atividades ao sair da cama? Esse longo post  vale a pena ser lido pois está cheio de dicas para você começar o dia com muita tranquilidade e contentamento. E com corpo e alma limpinhos limpinhos. Sugiro que você comece incluindo uma técnica por vez na sua rotina matinal, observe o resultado e me conte, claro!

      Primeiro é importante dizer que sempre fui uma mal-humorada-matinal-crônica. De acordo com minha mãe, desde quando éramos bebês, eu acordava chorando e meu irmão acordava sorrindo. Eu me lembro perfeitamente de querer, literalmente, enforcar o pobre para fazer ele parar de cantar alegramente na mesa de café-da-manhã. A felicidade dele era um insulto pra mim. Mas as pessoas mudam minha gente! E hoje minha mãe e meu irmão agradecem minhas mudanças!

      Para dar uma contextualizada, na Índia muitas pessoas acordam antes mesmo do sol nascer e iniciam uma rotina que as ajudará a manter o equilibrio e a sintonia com o dia. Elas acreditam que, ao acordar antes do sol, elas tem o poder de criar e transformar seu dia no que quer que elas queiram. Genial, não?! Geralmente a rotina inclui exercícios respiratórios, posições de yoga, meditação, pujas (rezas para suas divindades preferidas), abhyanga (auto-massagem ayurvédica com óleo), kriyas (ações de purificação do corpo) e um café da manhã bem natural. Parece muito, mas se você estiver em pé às 6 da matina, às 7:30 você já estará tinindo para o resto do dia! E não só pronto como totalmente equilibrado e calmo. Quer coisa melhor que isso?

      Eu acordo geralmente às 7 da manhã. A primeira coisa que faço é sorrir e cumprimentar o dia! Sim, parece ridículo, mas eu não ligo! Falo “Bom dia dia”, agradeço por mais um dia que começa e já me coloco no “Polyana mode”! Tomo um copo bem grande de água. Se você tem intestino preso eu indico um copo com água morna… pode aquecer uns 30 ou 40 segundos no microondas e tomar. Gente é uma maravilha para regular o intestino e ajudar na eliminação! Não indico limão na água, pois, de estômago vazio, o limão é ácido demais e pode até causar azia ou queimação. Fique com a águinha morna que já é eficiente.  

      Na sequência, vou escovar os dentes e limpo minha língua com um limpador de língua que você deve encontrar em farmácias ou lojas de produtos naturais. Com ele você dá leves raspadas na superfície da língua. Uma massinha branca bem nojenta vai sair da sua língua. Desencana! Ela se chama Ama, em Sânscrito, e se refere às impurezas (das comidas) que seu organismo não conseguiu digerir e que ficaram já alí na língua. Então, deixa de nojo e tira as impurezas fora. Você vai sentir a boca bem mais limpa e refrescante depois. E seu hálito (namorado, marido, amigos e afins) agradece!

      Na sequência eu faço a técnica de limpeza kriya Neti. O Neti é um potinho tipo a lâmpada de Aladim que você coloca água e metade de uma colher de café de sal marinho e você limpa suas narinas com essa mistura. O bico do Neti vai entrar em uma das suas duas narinas e você vai virar a cabeça de lado de modo que a água escorre pela outra narina. Faça o procedimento nas duas narinas. Sim, parece bizarro, mas é a melhor solução para desintupir nariz e eliminar de vez gripes e sinusite da sua vida. Faz mais de um ano que não tenho mais nada afetando minhas vias respiratórias. Não é das organizações Tabajara não, mas eu garanto que funciona! Pode fazer todo dia que sua sinusite e gripes vão sumir. Após usar o Neti só lembre de colocar uma gota de óleo de amêndoa dentro das narinas, porque a água com sal resseca a pele do nariz. (Vídeo com instruções de uso do Neti: http://www.youtube.com/watch?v=j8sDIbRAXlg)

      Seguindo em frente: meditação! Sento por 30 minutos e pratico minha meditação tradicional. E a meditação, ao meu ver, é a técnica mais importante da rotina. Ao final da meditação sempre falo (mentalmente) minhas intenções para o Universo. Tudo aquilo que quero realizar, tudo o que quero para minha vida e para esse planeta em que vivemos. Depois faço algumas afirmações, ou seja, repito frases que vão gerar uma mudança no meu padrão de pensamento e me fazer pensar e agir de acordo com minhas intenções. Por fim, agradeço tudo o que tenho e desfruto, agradeço por mais um dia e peço proteção e orientação divina pra seguir o dia de acordo com o que tenho de aprender e viver. Ah, e entoo o mantra OM para finalizar a prática.

      Após a meditação eu faço a kriya Nauli, que me ajuda a desintoxicar o estômago e os intestinos, ajudando muito na eliminação. Recomendo para todos e, principalmente, para quem tem intestino preso. Demora um cadinho para dominar a técnica, mas comece dobrando levemente os joelhos, curve sua coluna para baixo, mãos nos joelhos. Expire todo o ar pra fora do corpo e então comece a contrair o máximo que puder o abdomen e soltar em seguida. Faça isso ao menos 10 vezes. Inspire novamente, expire todo o ar e repita mais 2 vezes as 10 contrações. Essa técnica massageia todo o sistema digestivo. É um santo remédio, como diria minha avó. (Vídeo com instruções de Nauli muito boas: http://www.youtube.com/watch#!v=ewhkG4lluDE&feature=related)

     Depois disso tudo (que leva aproximadamente uma hora) estou pronta para o que der e vier! Estou aberta para os desafios e as boas surpresas do dia. Me sinto calma e conectada com o Universo. Aí tomo um banho gostoso e faço a abhyanga com hidratante corporal mesmo. Em seguida tomo um café da manhã (sempre agradecendo cada alimento que como) escutando uma música relaxante. Nada de TV ou notícia da desgraça alheia logo de manhã. Por fim, vou realizar as atividades do dia com muita tranquilidade e contentamento. Espero que as dicas ajudem. Como disse antes, não tente começar tudo junto! Tudo o que é radical dura pouco… Vá incluindo aos poucos. Boa sorte e Bom dia! Namastê!  

      E para terminar, o pedacinho de uma das minhas músicas preferidas, “Raízes”, do Renato Teixeira:

 “Amanhecer é uma lição do universo.
Que nos ensina que é preciso renascer.
O novo amanhece”!!!!!

Uma resposta to “Amanhecer é uma lição”

  1. Barbara 18 de julho de 2010 às 10:15 am #

    hahaha… Eu sempre gostei de acordar cantando “bom dia amiguinhos”… pena que aqui na Italia ela não tenha o mesmo efeito. 🙂
    beijocas e parabéns pelo blog.
    Sigo sempre as aventuras do trio (ou seria dupla?)
    Até o próximo post,
    Babi

Deixe um comentário

