Vinícius e amigos

28 jul

Vinícius cercado de amigos

Neste final de semana finalmente arrumei um tempo para ver o documentário sobre a vida de Vinícius de Moraes, filme de Miguel Faria Junior. Como era de imaginar, o documentário – que mistura depoimentos, imagens de arquivo, interpretações de canções e narração de Camila Morgado e Ricardo Blat – é uma delícia. Daqueles que valem a pena ter em casa para rever quantas vezes tiver vontade.

Autor da frase mais genial sobre amizades : “Você não faz amigos, os reconhece”, Vinícius era um aglutinador de pessoas, estar cercado de gente era condição inerente a seu ser. Colecionou amizades ao longo de sua existência e sem elas não vivia, não era inteiro. Suas casas chegaram a ser chamadas “casas abertas”. Olha que coisa mais linda! E seu parceiros de trabalho eram amigos de uma vida. Os relatos de Chico Buarque, Edu Lobo, Maria Bethânia, Tonia Carrero, Toquinho ( e outros) transbordam emoção e saudade. Bonito de ver.

Isso corroborou a minha tese de que nada na vida é mais importante do que ter bons amigos. Deixem- me explicar: Família é sim essencial para mim. Meu filho é a coisa que mais amo no planeta sem sombra de dúvidas e não imagino mais a minha vida sem ele, idem para meu marido. Mas tem muita gente por aí feliz da vida solteiro e sem filho. É uma opção de vida válida. Agora não conheço ninguém, mas ninguém mesmo, que exista sem ter ao menos um bom amigo. Os amores vão e vem. Os filhos são do mundo. Os bons amigos são para sempre.

Eu não faço amizades com facilidade, mas as que tenho tendem a durar o resto da vida. E também não tenho amizades recentes, acho que a última é de pelo menos 10 anos. Tenho um número bom, suficiente, e um cardápio variado que torna minha vida mais interessante, mais rica e mais fácil de viver.

Amigas de infância, que conheceram seu avô que morreu há trocentos anos, toda sua história e portanto vão lembrar quando você disser que encontrou o Fulaninho que era o maior gato na época da escola e agora virou um gordo careca. Não tem preço você dispensar apresentações, pois a pessoa sabe exatamente o que você está querendo dizer. Dessas eu tenho um punhado e não abro mão jamais.

Tem amigas que sabem o que você está pensando até de costas. Ou por duas linhas que escreveu no msn. Há aquelas que você encontra raramente, mas quando acontece é como se não houvesse passado nem um dia. São amigas de todos os tipos, para todas as ocasiões. Tem uma que é a melhor companhia na balada, topa tudo, animada. Sair com ela é garantia de diversão, mesmo que seja para dar a volta no quarteirão. Tem outra que é ideal para ficar louca com você, beber todas, quebrar tudo. Quando vocês extravasam juntas, não tem pra mais ninguém. Tem aquelas que coincidentemente estão sempre passando pelo mesmo momento de vida, então são horas e horas de desabafos mútuos e risadas de alívio diante da constatação de não sermos únicas.

Há também uma amiga que é perfeita para os assuntos do coração. Com ela você fala todas as bobagens que lhe vem a cabeça sem medo dela usar isso contra você no futuro, quando você mudar de ideia. Tem as amigas que te inspiram a ser uma pessoa melhor. Essas você tem que manter a todo custo, elas são essenciais para a sua evolução como ser humano.

Amigas, esse post é dedicado a todas vocês, que me suportam, me colocam pra cima, me ensinam, me dão bronca e fazem parte de mim! Amo vocês!

Soneto do amigo

Vinícius de Moraes

Enfim, depois de tanto erro passado
Tantas retaliações, tanto perigo
Eis que ressurge noutro o velho amigo
Nunca perdido, sempre reencontrado.

É bom sentá-lo novamente ao lado
Com olhos que contêm o olhar antigo
Sempre comigo um pouco atribulado
E como sempre singular comigo.

Um bicho igual a mim, simples e humano
Sabendo se mover e comover
E a disfarçar com o meu próprio engano.

O amigo: um ser que a vida não explica
Que só se vai ao ver outro nascer
E o espelho de minha alma multiplica…

Vinícius e seu parceiro e amigo mais conhecido, Tom Jobim

4 Respostas to “Vinícius e amigos”

  1. Lívia Stábile 28 de julho de 2010 às 2:12 pm #

    Amei amiga!! Primeiro porque sou apaixonada pelo Vinícius e toda a galera da Bossa Nova… Acho que em outra vida fiz parte daquele momento… Segundo porque concordo totalmente: nada como amigos!!! Você tem a benção de ter muitos e eu acho isso lindo! Adorei a diferença de amigos! Certamente eu não estou entre as que você toma todas!! hahaha!! Eu também, graças a Deus, sou rodeada de amigos! Antigos e novos. E AMO fazer novas amizades!! Aprendo demais com novas culturas e modos de pensar! Texto lindo! Inspirador! PS: O Tom Jobim era gato demais!!! bjos

  2. Silvinha 28 de julho de 2010 às 6:00 pm #

    Coisa mais linda esse post. Minhas amigas são poucas, mas são maravilhosas. E sim, viver fica muito mais leve com elas. 🙂

  3. Giu Carrazzone 28 de julho de 2010 às 8:36 pm #

    AHHHHHHHHHHHHHHHHHHHH QUE DELÍCIA E QUE SAUDADES

  4. Rê Pinotti 28 de julho de 2010 às 9:28 pm #

    Fáaa, que lindooo amiga!!! Ter amigos é uma das coisas mais importantes na vida, pois é a família que escolhemos. Obrigada por vc fazer parte da minha família do coração. Te amo!!

Deixe um comentário

