Os outros são os outros e só

9 ago

      Toda nova semana é uma oportunidade para melhorar e transformar o que você sente ser necessário na sua vida!! Aliás, cada minuto do dia é uma oportunidade, mas vale aproveitar o simbolismo da segunda-feira para fazê-lo. Logo, hoje eu recomendo que você, caro leitor, faça como eu tenho feito sempre que preciso e coloque em foco aquelas pessoas que você não gosta (ou detesta, ou odeia – apesar de eu achar a palavra ódio muito dramática e sem conteúdo) e analise o porquê do seu desgosto.

      Nos cursos que fiz com Deepak Chopra aprendemos que sempre que alguém nos irrita profundamente é porque inconscientemente vemos nela algo que temos em nós mesmos e não temos coragem de admitir. Com isso, apontamos nela uma falha que está dentro da gente. Para piorar um cado mais, quanto menos decidimos enfrentar nossas imperfeições, mais pessoas com a característica que “odiamos” vão aparecer na nossa vida. Como parar esse círculo kármico (peloamordeDeus!)??? Resolvendo o problema dentro de você mesmo.

     Lívia, mais uma vez você vai mandar eu me analisar e cutucar minhas feridas (você pergunta)??? Sim! Desculpa, mas esse é meu papel! Quanto mais você se observar e mergulhar profundamente no que e quem te irrita, mais você vai ter oportunidades de se descobrir e melhorar. Logo, por exemplo, se você sempre detesta pessoas que falam demais, pare para pensar se você também não fala demais e nem consegue enxergar isso. Ou, se você sempre detesta seus chefes por diferentes razões, mas que todas resultam em muita irritabilidade, talvez você precise aprender a ser mais flexível e aceitar as pessoas e seus modos diferentes de trabalhar… E por aí vai.

      Lá vou eu em mais um exemplo pessoal para ilustrar: quando fiz minha primeira certificação de Yoga simplesmente detestei a professora e diretora do programa. Ela me irritava profundamente e decidi pesquisar as razões… Concluí que ela me irritava porque era muito crítica com pequenas coisas e sempre tentava controlar cada detalhe das aulas. Ela é o que chamados aqui nos EU de control freak, agindo como um general lidando com crianças de cinco anos.

      Pronto, insight! Lembrei que eu muitas vezes (e durante muitos anos) agi assim, principalmente no trabalho, quando tinha que coordenar equipes ou demandar algo. Foi uma revelação ótima, pois percebi que hoje estou muito melhor, mas ainda tenho todo esse potencial de ser uma louca-crítica-chata dentro de mim e tenho que tomar muito cuidado (e me trabalhar) para não acabar como minha professora.

 Após descobrir de onde vem nossa irritação, ou “ódio”, em relação aos outros tudo fica mais fácil, pois a compaixão surge naturalmente. Eu compreendi minha professora e passei o resto dos dias tendo muita compaixão por ela, pois sou um pedacinho dela também! Então mãos à obra! Eu sugiro que você comece escolhendo a pessoa que você mais “odeia”, analise porque você a odeia e inicie esse trabalho de auto-avaliação e pesquisa para encontrar em você a mesma raiz que o (a) irrita no outro!! Será revelador!! Boa sorte, boa semana e Namastê!!

5 Respostas to “Os outros são os outros e só”

  1. Silvinha 9 de agosto de 2010 às 2:33 pm #

    Hum… Food for thought. 🙂

  2. Fabiana Marques 9 de agosto de 2010 às 10:41 pm #

    Nossa, muito verdade isso! Percebi há algum tempo, qdo parei pra pensar q as coisas q mais me irritavam na minha mãe eram as coisas que tinhamos em comum!!!

  3. Helga 12 de agosto de 2010 às 12:08 pm #

    Como sempre muito revelador. Essa ficha já caiu em mim e realmente a jornada fica MENOS difícil e não mais fácil.. mas já é meio caminho andado não? Para um grande acontecimento são necessários pequenas atitudes! Obrigada Lívia!

  4. Isabel 12 de agosto de 2010 às 2:44 pm #

    Ah, essa dica é maravilhosa. Eu já tenho feito isso constantemente. Trabalho árduo. O mundo seria muito melhor se todo mundo fizesse. Beijocas da Bel.

  5. Isabel 12 de agosto de 2010 às 2:46 pm #

    Ó, não tinha visto o link aqui do lado. Valeu, querida! Beijocas.

Deixe um comentário

