Malu de Bicicleta

11 ago

Marcelo Serrado e Fernanda Freitas em cena do filme

Quando eu tinha uns 10 anos e era metida a intelectual, caiu em minhas mãos um livro chamado ” Feliz Ano Velho”, de Marcelo Rubens Paiva. Embora eu não entendesse boa parte das coisas que ele narrava ali, foi uma paixão fulminante. Eu tinha acabado de encontrar o homem da minha vida e ele estava numa cadeira de rodas, mas tudo bem, rs.

Os anos passaram e minha paixão de criança se transformou em admiração intelectual. Persegui Acompanhei-o por palestras, lançamentos de livros, eventos e afins. Até que anos atrás acabei me tornando amiga dele. Mas isso já foi assunto de outro post, no meu falecido blog Louco Cotidiano. Ainda leio praticamente tudo que ele publica.  Acho o cara genial, gosto do estilo coloquial, despretensioso e boca suja. Na minha opinião, na literatura contemporânea brasileira não tem pra ele.

Reli esses dias o romance Malu de Bicicleta, penúltimo dele. Que livrinho divertido de ler. Não é daqueles que mudam sua vida e te fazem analisar o planeta e as pessoas, mas é entretenimento garantido por algumas horas. E dá pra ler rapidinho. É a história de um galinha inveterado que se apaixona de verdade pela primeira vez, resolve casar e se vê cheio de dúvidas quanto a fidelidade da mulher. Tem um quê de Dom Casmurro. Os insights do mulherengo são bem interessantes, a narração flui e quando você menos espera já leu metade do livro numa sentada.

A trama é tão boa que rendeu um filme, com roteiro do próprio Marcelo e direção de Flavio Tambellini. Marcelo Serrado interpreta o protagonista e galinha Luiz e a atriz rio-pretense Fernanda Freitas é a Malu. O longa já está sendo exibido em festivais e as críticas são positivas.  Eu estou louca pra ver.  Quem me acompanha?

Ah, minha amiga querida Anna Cecília Junqueira está estrelando uma peça dele – que também é draumaturgo – no Espaço Paralapatões em São Paulo .

Predador entra na sala

Quartas e quintas, 21 horas, curta temporada!

4 Respostas to “Malu de Bicicleta”

  1. Lívia Komar 12 de agosto de 2010 às 3:25 am #

    AMO Marcelo Rubens Paiva e li 2 vezes “Feliz Ano Velho”.
    Bela dica. Vou anotar no caderninho e aguardar a produção.

  2. Lívia Stábile 12 de agosto de 2010 às 2:30 pm #

    E eu que conheci ele quando fomos naquela peça dele juntas, lembra?? Ai ai… velhos tempos e muitas boas lembranças!! E boas risadas também!!! Queria poder ver o filme… beijos!

    • Fabiana Marques 12 de agosto de 2010 às 3:18 pm #

      Pois amiga, esse foi exatamente o dia que o conheci! Vc estava junto! Saudade de vc pertinho. Beijos

  3. Anita 13 de agosto de 2010 às 2:39 pm #

    Esse filme pro-me-te!

    Saiu o trailer oficial (HD), viu?

Deixe um comentário

