Um novo lado de Almodóvar?

7 set

Penélope Cruz e Lluís Homar em uma das cenas mais tocantes do filme

Feliz da vida com minha nova tv digital, comemorei escolhendo para o meu primeiro pay-per-view ( acho que a locadoras agora vão sumir de vez ) o último filme de Pedro Almodóvar, Abraços Partidos.

O 17° longa do diretor espanhol traz muitos dos elementos característicos de sua obra: as cores vibrantes, o melodrama com toques de humor, a trilha sonora marcante, o clima kitsch e o roteiro surreal que só funciona nas mãos de Almodóvar (soaria insano demais para qualquer outro). No entanto, há um tom neste filme que o difere dos demais. Como se faltasse algo.

 A começar pelo fato de que é um de seus únicos (quiçá o único, não pesquisei pra confirmar) filmes focados no universo masculino. O cineasta é famoso por suas personagens femininas marcantes e complexas, mas é interessante assistir a essa mudança de viés.

Penélope Cruz é mais uma vez a protagonista. Eu, particularmente, acho que ela fica sensacional quando atua em espanhol. Já em inglês, nem tanto. A entrada de sua personagem marca o início do filme, porque até então a trama meio que se arrasta.

O enredo conta a história de um cineasta que após um acidente de carro perde a namorada e a visão. Passa a encarnar um pseudônimo e se dedica a escrever roteiros. O desenrolar dos fatos mostra o que levou ao acidente.

O cineasta abusa do recurso de metalinguagem e faz várias citações, como de costume, de outros filmes mundialmente famosos e também algumas autoreferências. Pra mim o melhor é o filme (Chicas e Maletas) dentro do filme, esse sim a cara de Almodóvar, com diálogos memoráveis.

Apesar de não ser seu melhor filme, Almodóvar é sempre Almodóvar e merece respeito. Mostra um lado menos polêmico e talvez mais palatável para quem não tem muita paciência com aos desvarios “almodovarianos”.  As ótimas atuações e locações belíssimas já valem o filme. É uma boa opção para quem gosta de cinema de verdade e não se prende tanto ao estilo único do espanhol.

Anúncios

3 Respostas to “Um novo lado de Almodóvar?”

  1. patricia amaro 9 de setembro de 2010 às 4:30 am #

    PRE-CI-SO alugar este filme! desde que estava grávida vejo anúncios deste filme e ainda nào encontrei tempo!
    Depois te conto!

    • Fabiana Marques 10 de setembro de 2010 às 11:47 am #

      Pati, eu adorei. Mas eu sou fã de carterinha do Almodovar. Sempre gosto das coisas dele. Depois me conte! Bjo

  2. Lívia Stábile 9 de setembro de 2010 às 2:15 pm #

    Adoro suas criticas!! Tô super curiosa agora!! MAs acho interessante ele sair do estilo dele! Muito bom quando nos reinventamos… Depois te conto o que achei! Gracias amada! bjos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: