O mundo pós-aniversário

4 jan

Tenho lido bastante nos últimos tempos (tentando ficar mais horas longe da net) e gosto de compartilhar aqui os livros que realmente valem a pena. Tempos atrás uma amiga me indicou o livro Mundo pós-aniversário, de Lionel Shriver. Levei 5 noites para terminar de ler, ou seja, devorei.

A trama é a seguinte: Um casal de americanos radicado em Londres, Irina e Lawrence, mantém um relacionamento sólido há nove anos. Até que Irina sente-se inesperadamente atraída por outro homem e se vê diante de uma situação em que precisa escolher se vai em frente e o beija ou se se mantém firme e escapa. O velho paradoxo entre nossas necessidades de segurança no amor e de paixão ardente.

A partir daí a autora desdobra a história em duas. Uma em que Irina trai o parceiro. E a outra em que se mantém fiel. Assim como na vida real, fica muito claro como uma única – e às vezes pequena- escolha pode mudar completamente o rumo da vida de várias pessoas. E a forma com que Shriver conduz a narrativa é muito bem-sucedida e inteligente, relatando as mesmas situações de modo completamente diferente em cada história .

O estilo literário não é exatamente o meu favorito, é um pouco erudito e detalhista para o meu gosto, que prefere livros escritos como se fossem falados. Mas nada que comprometa a diversão. Entretanto, o livro não é divertido. Tampouco é dramático. É uma história que leva obrigatoriamente à reflexão sobre a natureza do amor e da infidelidade.

E vale tanto para homens quanto para mulheres. O retrato psicológico que ela faz das personagens é de uma riqueza impressionante e de uma honestidade cáustica. Impossível não se identificar com algum deles em algum momento ( ou o tempo todo).

De certa forma é uma crítica aos rarefeitos relacionamentos contemporâneos e à forma como nós, adultos, podemos ser infantis em nossas relações amorosas.  Acho que nunca tinha lido algo que caracterizasse tão bem o ser humano.

Ao fim, analisando o rumo que tomaram as duas vidas paralelas, cheguei à conclusão que a vida é realmente feita de escolhas, mas nem sempre somos nós que a fazemos!

Fica a dica!

Anúncios

Uma resposta to “O mundo pós-aniversário”

Trackbacks/Pingbacks

  1. Precisamos falar sobre esse livro! « Três Nortes - 16 de janeiro de 2013

    […] sua culpa.  Da autora, Lionel Shriver ( a mesma de O mundo pós aniversário que já citei aqui ), o livro me agarrou de um jeito que preciso compartilhar com […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: