2011: o ano para descobrir quem você é!

15 jan

 

Feliz 2011 caro leitor! Mais uma vez, peço desculpas pela ausência aqui no Três Nortes! Sai de férias e depois uma gripe me proporcionou tirar férias das férias!! Mas já estou melhorando! Então, e os planos para 2011? Você é daquele (a) que faz lista de intenções, promessa pra santo, carrega semente de uva ou romã na carteira e tudo mais? Bom, a intenção é sempre muito importante e forte, mas, sem plano de ação, e ação efetiva, não vale muito não!!! Eu defini minhas metas e ações para 2011 e a principal dela é: saber quem eu realmente sou e o porquê das minhas ações, pensamentos e emoções! E você? Sabe quem você realmente é?

 Quando eu digo saber quem você é, eu estou indo bem mais à fundo do que “eu sou Fulano (a) de Tal, que mora em tal cidade, casado (a) com Fulana (o), trabalho na empresa XYZ e fiz faculdade na Universidade Blá Blá Blá”. O que eu quero dizer é: você está consciente de cada ação, conversa e escolha que você faz? Você sabe o que te deixa nervoso (a), frustrado (a), alegre, excitado (a), em detalhes? Você sabe porque algumas vezes reage de certa maneira e se arrepende depois? Você pára para se analisar? Você pára para pensar na maneira que você trata os outros ou que você encara os outros, ou como você encara a vida? Você sabe o como voltar ao equilíbrio? Você sabe o que se passa no mundão doido da sua mente? É um trabalho profundo de auto-percepção!

 Como iniciar essa jornada? Fácil! Comece observando o que as pessoas te falam. Nas minhas férias eu tive vários diálogos importantes, que me mostraram várias consequências das minhas escolhas e como eu influencio o meu ambiente. Outra boa forma é observando seus sentimentos e emoções. Quando estiver em uma situação complicada, ou muito feliz, pergunte-se a si mesmo: Como eu me sinto agora? E vai catalogando…

Ah! Agora, observar seus próprios pensamentos é a melhor maneira de descobrir quem você é!! Observe se eles são mais positivos ou negativos, se eles são auto-punitivos, se são flexíveis, contentes, repetitivos, inovadores… Observe também cada frase que você fala. Quando estiver conversando com alguém, observe-se falando como se você estivesse fora de você… Depois, reavalie porque você escolheu certa palavra, ou expressão…  É divertido e traz muitos insights!

Eu já comecei minha caminhada! Claro que é desafiador se observar 24 horas por dia, mas, quanto mais praticar, mais consciência você ganha!! E esses são caminhos fantásticos para o auto-conhecimento e que nos mostram o que precisamos mudar pra melhorar! Muitas vezes mostram que nossas ações e pensamentos nem nos pertencem… Vieram de nossa escola, família ou religião… Por mais duro que possa ser se conhecer, também é maravilhoso, libertador e transformador, pois só mergulhando profundamente no nosso ser podemos nos reinventar e mudar aquilo que não tem sido positivo na nossa vida ou no nosso modo de ser! Espero que você se una a mim nessa jornada e que dela você renasça ainda mais forte e feliz! Beijos e Namastê!

4 Respostas to “2011: o ano para descobrir quem você é!”

  1. sueli 15 de janeiro de 2011 às 9:13 pm #

    na sua jornada interior,nao se esqueça sempre estaremos ao seu lado!!!

    • Lívia Stábile 15 de janeiro de 2011 às 9:49 pm #

      Obrigada mãe!!! Te amooo!

    • Lívia Stábile 31 de janeiro de 2011 às 5:05 pm #

      Eu sei mãe! Te amo muito!

  2. Fabi Marques 15 de janeiro de 2011 às 11:20 pm #

    Eu adoro quando vc dá dicas objetivas do que fazer. Sigo sempre. Vou definir meu plano de ação e depois te conto. Beijo!

Deixe um comentário

