Ausente de mim

14 fev

Sabe aquela sensação de que você dirigiu da sua casa até o trabalho e nem sabe como chegou lá? Ou quando você pergunta algo pra alguém e, cinco minutos depois, pergunta a mesma coisa? Pois é, sofremos de um mal mundial crônico. Diagnóstico: Distração exacerbada! Estamos viciados em nos distrair e absolutamente ignorar o que está acontecendo no presente momento! E atire a primeira pedra quem nunca sofreu desse mal!  

Estou lendo um livro fantástico da Pema Chodron (uma monja mega famosa mundialmente) que em português chama-se O Salto: um caminho novo para enfrentar as dificuldades inevitáveis. No livro, ela fala muito sobre nosso vício da distração: pensamos em tudo, TUDO mesmo, menos nas situações que realmente temos de resolver e no que estamos fazendo no momento presente.

De acordo com ela (e eu concordo total), nos enganamos por meio da distração: é muito mais confortável perder seu tempo pensando no vestido que você usará na festa de sábado do que decidir a melhor maneira de resolver o desentendimento que você teve com o seu chefe… Nos distraímos porque no mundo da fantasia temos o conforto de saber o que vai acontecer (já que é nossa mente fantasiando) e nos isolamos da realidade que, quase sempre, nos traz ansiedade.

Sei que esse papo se parece muito com vários outros que escrevo aqui, mas, minha gente, esse é um dos nossos maiores desafios: a auto-realização por meio da elevação da nossa consciência e do viver no momento presente, logo, eu sigo falando! O legal do livro (estou só no começo) é que ela oferece dicas de como voltar para o presente e parar de distrair-se!

O conselho mais simples e bacana até agora (não me xingue ainda! Juro que dessa vez não é meditação) é o da respiração: diariamente, escolha um momento ou uma situação onde você lembre de parar e respirar profundamente por 3 vezes. Coloque toda a sua atenção no inalar e exalar e permita-se, logo após a terceira respiração, também sentir o seu  corpo, escutar os sons do ambiente, cheiros… É um tempo de pausa e conexão com o agora! Quanto mais fizermos isso (meu professor de meditação fazia esse exercício toda vez que tinha de abrir uma porta – antes de abrir ele parava e respirava 3 vezes, no matter what!) mais vamos criar o hábito de ter nossa atenção no agora! Muito simples e eficaz!!

 E por que você faria isso? Bem, para aumentar sua concentração e foco, para ter mais calma na hora de resolver situações desafiadoras, para colocar mais oxigênio no seu corpo e nutrir suas células melhor, para escolher melhor as palavras antes de falar… Muitos benefícios! Fico por aqui! E sugiro o exercício! Eu adoro fazer principalmente dirigindo! Tente, e me conte depois! Beijo e Namastê!

4 Respostas to “Ausente de mim”

  1. Silvinha 14 de fevereiro de 2011 às 12:09 pm #

    Amei isso. Sou distraída e meia.De vez em quando tento a respiração, mas a idéia da porta é bem legal, já que se abre várias por dia.

  2. Fabi Marques 14 de fevereiro de 2011 às 12:21 pm #

    Bom, esse texto foi feito sob medida para mim. Sou assustadoramente distraída. Faço tudo que vc citou no texto e outras coisas piores. ( eu já era assim na facul? não lembro). Eu tento respirar, até pra melhorar minha ansiedade. Vivo fazendo inspiraçòes profundas para me acalmar. A yoga me ajuda mais a me concentrar no agora. 1h30 de agora na veia. Amo, beijos

  3. Roberta Barbosa 14 de fevereiro de 2011 às 1:56 pm #

    Otimo texto. Adorei! Pratico estes exercicios desde que entrei pro yoga, mas confesso que ando meio relapsa. Boa hora pra voltar pro presente.

  4. sueli 14 de fevereiro de 2011 às 10:11 pm #

    a distração exacerbada se chama devaneio e é uma das maiores causas do nosso não estar no aqui agora, nossa restrição de consciência e diminuição da sensibilidade dos nossos sentidos!Pena……

Deixe um comentário

