Em que vila você mora?

28 fev

Francisco era conhecido como o sábio da vila onde morava. Eram apenas 534 pessoas e poucas famílias no povoado de Samsarópolis. Viviam da farinha que fabricavam e vendiam. Homens e mulheres participavam de produção e gostavam do que faziam.

Todas as tardes, após terminar o trabalho, Francisco sentava-se na sua varanda, quase na calçada da rua, com seu chimarrão em mãos e uma feição de paz no rosto. As casas não tinham cerca. A vida ali era tranquila.  

Um belo dia Francisco observou uma senhora desconhecida caminhando pela rua. Ela carregava uma pequena trouxa de roupas e pertences na cabeça e caminhava vagarosamente, mostrando seu cansaço pela jornada. Parou na frente da casa de Francisco. O homem parecia receptivo, pensou.

“Boa tarde”.

“Boa tarde”.

“Eu estou a procura de uma nova vila para morar. Como é morar aqui?”

“Como era a que você morava”?, perguntou Francisco.

“A que eu estava antes era bem feia e repleta de gente amarga, mal humorada, rancorosa e invejosa. Todos reclamam o dia todo lá e eu não aguentava mais. Minha vida era muito dura e ninguém nunca me ajudava. Todos eram muito egoístas. Eu nem quis fazer amigos lá porque nada me agradava. Aqui parece tranquilo, apesar de ser pequeno e sem muito conforto. O senhor pode me responder, por favor, como é o povo daqui”?

“Minha senhora o povo daqui é exatamente como a senhora descreveu no lugar que deixou para traz”.

“Ahhhh. Então vou seguir em frente. Estou cansada dessa vida amarga. Obrigada”.

E saiu apressando o passo.

No dia seguinte, Francisco no mesmo local, com o mesmo chimarrão. Olhando longe avistou um senhor caminhando em sua direção com um pequeno burro que carregava dois sacos com seus pertences. O senhor e o burro pararam na frente da casa de Francisco.

“Boa tarde senhor”.

“Boa tarde”.

“Senhor, eu estou procurando uma nova vila para morar. Aqui parece ser um bom lugar para se viver. Como é morar aqui”?

Como era a que você morava”?, perguntou Francisco.

“Ah! Lá era tudo bem bonito, cheio de flores e pássaros. As pessoas sempre foram muito bondosas comigo e a harmonia sempre reinou entre nós. Eu fiz muitos amigos lá. Sempre nos ajudamos muito e meus dias eram sempre repletos de boas risadas. Mas, estou ficando velho, e a vila fica muito longe da vila dos meus parentes. Esta aqui é bem mais próxima. O senhor pode me dizer como é o povo que mora aqui, por favor”?

 “Meu senhor, o povo daqui é exatamente como o senhor descreveu na sua vila”.

 “Opa, então é aqui mesmo que arreio meu burro”!

 Moral da história: a vila será sempre um reflexo de quem você é!  : )

Beijo no coração e Namastê

5 Respostas to “Em que vila você mora?”

  1. Barbara 28 de fevereiro de 2011 às 5:23 pm #

    Livia,
    Adorei o texto, posso publicá-lo no meu blog também (com os devidos créditos e link ao seu blog)?
    Beijocas
    Babi

  2. Fabi Marques 28 de fevereiro de 2011 às 6:05 pm #

    A_D_O_R_E_I!

  3. Bel 2 de março de 2011 às 8:51 pm #

    Que lindo!

Trackbacks/Pingbacks

  1. Como é a vila onde você morava? | BRASIL NA ITALIA - 18 de maio de 2011

    […] texto abaixo eu encontrei em um dos meus blogs favoritos, o Três Nortes, que traz sempre histórias interessantes. Dessa vez, tomei a liberdade de dividir o texto aqui com […]

  2. Como é a vila onde você morava? | BRASIL NA ITALIA - 12 de novembro de 2015

    […] texto abaixo eu encontrei em um dos meus blogs favoritos, o Três Nortes, que traz sempre histórias interessantes. Dessa vez, tomei a liberdade de dividir o texto aqui com […]

Deixe um comentário

