Memória olfativa: eu tenho, e você?

18 maio

Acho que já deu para perceber que sou daquelas pessoas que lembram de tudo.  Talvez eu não lembre de coisas cotidianas, como pagar a conta de luz , ir ao médico e principalmente onde deixei a chave do meu carro. Mas guardo muito bem as lembranças de tudo que acontece comigo. De coisas importantes a pequenos acontecimentos, costumo me lembrar de cada frase dita, dos gestos, da música que estava tocando, da roupa que as pessoas vestiam e do cheiro.

Pois é, eu tenho uma ótima memória olfativa. E acho engraçado como meu cérebro reage de imediato a um cheiro familiar e me traz de volta todos os sentimentos despertados por essa fragância em algum momento do passado. Fiquei pensando nisso esses dias, depois do banho, quando estava arrumando o cabelo e de repente me vi viajando sei lá quanto minutos ali, de frente para o espelho. Tudo por causa de um cheiro.

Então hoje vamos de TOP 7 ( não consegui chegar no 10, sorry)!

Quais cheiros te trazem lembranças ( boas e ruins)? Para mim, os principais são estes aqui ó:

1- Cheiro de laquê ( fixador de cabelo) ->  Nove anos da minha vida, eu e mais 100 meninas nos arrumávamos no banheiro do clube antes do Espetáculo ( como a professora fazia questão de chamar) de final de ano. E dá-lhe laquê pra manter os coques no lugar. Foi essa lembrança que me fez viajar no banheiro outro dia.

2- Cheiro de sangue -> Quando eu tinha uns 11 anos, estava brincando de pega-pega com meu primo e para fugir  fechei uma porta de vidro durante a corrida. Mas ele estava bem atrás de mim e enfiou a mão porta adentro. Cortou o tendão do dedinho e saiu sangue como se ele estivesse para morrer. Meu primo perdeu as férias por conta dessa brincadeira. E o cheiro forte ( e a culpa) me assombraram por meses. Até hoje, se sinto cheiro de sangue, lembro perfeitamente da mão do Dudu atravessada na porta da cozinha.

3- Cheiro de aquecedor -> Tá, eu sei que vocês vão dizer cheiro de aquecedor não existe. Mas existe! Juro! É o cheiro dos Estados Unidos ( do meu, pelo menos). O cheiro das lojas de departamento e da casa onde eu morava. As poucas vezes ( moro no sertão)  que entro em um lugar que está com aquecedor ligado, lembro na mesma hora!

4-Farenheit -> Lembram desse perfume? Era unanimidade entre os meninos ( e algumas meninas) no início dos anos 90. Outro dia, um aluno meu estava usando e me senti tele transportada para a boate Koxixo em Rio Preto, conversando com algum moleque de camisa e gel no cabelo.

5- Cheiro de babaloo rosa -> Meu primeiro beijo. O garoto fumava e acho que mascou um pacote antes de me beijar. E estava com um na boca na hora H. Eu sentia o cheiro e me apavorava de imaginar onde aquele chiclete ia parar. Alguns beijos e muita baba depois, o chiclete continuou na boca do garoto, para meu alívio. Até hoje o cheiro me faz rir.

6- Cheiro de Alecrim – Logo que casei comprei um sprayzinho de alecrim para purificar e energizar o ambiente. Usava todo dia, naquela paixão pela casa nova e pelo maridão. Depois, aprendi a usar o tempero ( delicioso) em legumes e peixes.  Juro que fico mais apaixonadinha quando sinto aquele cheiro, que me lembra a felicidade incomparável de ser recém-casada.

7- Cheiro de madeira – Minha melhor amiga da época ( e até hoje minha irmã) comprou uma cama de casal quando tinha uns 14 anos. De madeira. O cheiro de madeira nova empesteou o quarto dela por dias e até hoje me lembro daquele quarto quando compro algum móvel novo.

E você, quais cheiros te despertam lembranças?

4 Respostas to “Memória olfativa: eu tenho, e você?”

  1. elo 19 de maio de 2011 às 5:49 pm #

    Nunca tinha parado pra pensar nisto. Interessante. Cheiro de terra molhada me lembra a fazenda do meu avõ. Boas memórias.

  2. Lívia Stábile 20 de maio de 2011 às 4:50 pm #

    Cheiro de café: lembra a casa dos meus pais e eu sempre acordando com o cheiro do café fresquinho que minha mãe fez…

    Cheiro de sabão líquido de UTI: triste, mas real… Meu ex-sogro passou 45 dias internado e a situação era tão triste que se sinto o cheiro fico meio deprê na hora…

    Cheiro de incenso de sândalo: tem uma marca específica que me lembra o dia em que recebi meu mantra e comecei a meditar. Dá sempre uma sensação super boa.

    Aqua de Gio: foi o perfume da minha mãe por anos, então me lembra ela.

    Peixe frito: me lembra CAmburi… Passei alguns dias lá com uma amiga e, como éramos universitárias quebradas, comíamos sempre no meus bar/restaurante e cheirava muito a fritura.

    Esgoto: rio Tietê. Não preciso explicar.

    Acho que é isso.!Adorei o texto.
    beijos deusa

  3. Camila Ercília 26 de julho de 2011 às 9:03 pm #

    Cheiro de Floratta in Blue: Minha mãe usou por muito tempo e lembro dela sempre que sinto este cheiro.
    Cheiro de sala de dentista: Sempre sinto este cheiro quando vou nas minhas visistas ao consultório odontológico.
    Cheiro de bolo: Aquele cheiro de bolo, lembro quando minha mãe fazia e o cheirinho espalhava-se no ar.
    Cheiro de pipoca: é um cheiro que pra mim é irresistível e lembro de cinema e as sessões pipoca em casa.
    Cheiro de chuva: é aquele aroma de terra molhada, que chega bem gostoso.
    rsrs são muitas memórias olfativas, eu tenho um olfato muito aguçado, rss
    um abraço a vocês
    Camils

    • Lívia Stábile 29 de julho de 2011 às 11:14 am #

      Adorei!! BEijo grande Lindona!

Deixe um comentário

