Envelhecer com Dignidade: você consegue?

13 jan

Você é daquelas (ou daqueles) que compra todo creme novo que promete milagrosamente remover as rugas do seu rosto? Ou já está planejando, ou realizando, aplicações de botox pra manter tudo up? Ou economizando dinheiro pra fazer aquela recauchutada (mama-barriga-quadril)? Bem, estou segura que você não está sozinha (o) nessa empreitada, mas gostaria de conversar hoje sobre a arte de envelhecer com dignidade (não que o citado acima retire a dignidade… depende de você). Estou inspirada para falar sobre esse assunto por dois motivos: primeiro porque vivemos em uma sociedade obcecada por jovialidade e totalmente sem noção no quesito envelhecimento (o que faz com que Ana Maria Braga, Hebe, Marisa (Lula) e Vera Fisher pareçam a mesma pessoa). Segundo, porque passei alguns dias com minha mãe e fiquei mega orgulhosa de ver como ela está envelhecendo com tranquilidade e inteligência.

Comecemos pela realidade da situação: envelhecer é fato, não tem como fugir. Saiu da barriga da mãe, respirou, já está envelhecendo!!! O processo de morte das células e de “desaceleração” das atividades do corpo que nos “mantém jovem” é inegável, principalmente se você passou dos 30, como eu. Então, porque tentar negar, bloquear ou remediar algo que vem de dentro da gente? E mais! Caro leitor (a), sejamos honestos: de nada adianta se entupir de cremes se você fuma, bebe, come fritura, carne, doces (esse eu como vai, ui ui…), não se exercita e, principalmente, passa o dia xingando terceiros ou reclamando da vida!

Se você quer retardar o envelhecimento, te passo a receita mais quente do momento (e comprovada por vários cientistas): alimente-se muuuito bem, faça atividade física diariamente e, acima de tudo, esteja de bem com a vida! Estresse é o pior fator de envelhecimento e para esse não existe creminho não!!! Toda vez que você xinga alguém, reclama da vida ou tem pensamentos negativos, seu corpo libera hormônios que aceleram o envelhecimento! Então tá combinado: começou o drama, pare na hora e pense nas rugas filha (o)!!! Funciona que é uma beleza!

E procure atividades que retardem o envelhecimento! Claro que vou fazer a propaganda básica da meditação e yoga né! Um dos professores de yoga mais famosos do mundo é o brasileiro Dharma Mittra. Ele tem 73 anos e vou te falar que o que ele faz com o corpo eu estou longe de fazer viu! Yoga e meditação provocam o efeito contrário do estresse no corpo, ou seja, liberam hormônios que combatem o estresse e o envelhecimento! Melhoram a circulação, a capacidade cardíaca, a elasticidade dos músculos e da pele. São uma benção, como gosto de falar.

Encerrando com minha mãe. Perto dos seus 62 anos, ela tem mais energia do que eu tenho, um corpo super em forma e uma luz interna e externa que poucas vezes vi em mulheres da idade dela. Por que? Por vários motivos: ela se alimenta muito bem (come, em media, 3 tipos de frutas e vegetais diariamente), se exercita constantemente (pilates e caminhada), e está de bem com a vida! É claro que ela também usa os creminhos mágicos (by the way, eu também uso viu!), mas seu contentamento interno é que faz o efeito. Nunca a vi reclamando que está ficando velha, saudosa do seu corpo nos velhos tempos, exagerando na maquiagem ou bijuteria pra parecer mais nova, ou nada do tipo. Ela segue íntegra, digna, sabendo que sua beleza existe em cada fase da vida. É um exemplo de vida e um orgulho muito grande pra mim! Observe sua relação com o tema envelhecimento. Questione a necessidade de seguir as regras e valores de uma sociedade de consumo vazia. E faça do seu envelhecimento seu maior presente, pois não existe nada como o efeito calmante da maturidade! Beijo no coração e Namastê!

Anúncios

6 Respostas to “Envelhecer com Dignidade: você consegue?”

  1. Fabi Marques 13 de janeiro de 2012 às 11:14 pm #

    Ai que orgulho da tia Sueli!!! Quero ser assim quando eu envelhecer! Beijos

  2. sueli 14 de janeiro de 2012 às 11:18 am #

    querida filha-ter tido os pais que eu tive, ter uma familia como eu tenho, + amigos + trabalho que te traz satisfação + reconhecimento por tudo que a vida me deu=paz….Os cuidados com a saude física e da alma são obrigações que temos em agradecimento por estarmos vivos.Os cuidados com a beleza, sem exageros ou neuroses pela juventude eterna são bem vindos..até as plásticas para quem elas possam fazer a diferença ….então ,gostaria de ser tudo isto que significo para vc, mas seus olhos de filha me beneficiam demais….bjs!!!!

  3. maria amália de azevedo marques fioratti 14 de janeiro de 2012 às 1:57 pm #

    Parabéns pelo tema e pela mãe, que certamente, passa essa beleza.
    Penso que não há melhor tratamento de beleza do que a procura do “ser feliz” sempre!

  4. Cárita 14 de janeiro de 2012 às 3:24 pm #

    A tia Sueli é exatamente assim… um exemplo a ser seguido.Um dia eu chego lá!

  5. Cristina lemos 7 de agosto de 2012 às 11:02 pm #

    É isto aí Fábi, fifizinha tá inteira , agora então, sem fumar, vai ser baba…parabéns pelo texto, acho que todas na nossa idade e com tanta oferta de milagres , precisamos estar atentas, pois de boca de peixe as revistas estão cheias…bjs

    • Fabi Marques 8 de agosto de 2012 às 11:17 am #

      Tia, rs, o texto é da Livia né? Quem dera minha mãe se alimentasse super bem, fizesse pilates e etc!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: