Xô urucubaca e os aprendizados em meio ao caos

20 abr

Não, não quero dramatizar o que aconteceu comigo. No entanto, tenho de concordar que drama é o que não tem faltado na minha vida! Desde janeiro deste ano todos os meus cartões de crédito foram clonados (sim, todos), meu cachorro fugiu e ficou desaparecido por 3 semanas (o que me fez pensar que ele estava morto e eu fiquei de luto até quando ele foi encontrado), fui assaltada (os detalhes dessa novela Mexicana estão no post anterior, caso você não tenha lido), um familiar querido e importante faleceu e tive um desentendimento com uma das minhas melhores amigas! Ufa! Chega né pessoal lá de cima! Decidi que a fase “urucubaca Lívia 2012” acaba hoje, dia 20 de abril! E tenho dito!

De qualquer forma, o post não é para dar detalhes da macumba com galinha e cachaça que devem ter deixado em uma esquina qualquer de Miami pra mim não, mas para contar o que aprendi em meio ao caos de todos esses acontecimentos sequenciais. E, se você pensa que eu estou me expondo demais, aqui vai minha resposta – “Eu não tenho vergonha de ser quem sou, nem dos meus erros, nem medo do julgamento dos outros. Estou aqui pra dizer e ser minha verdade e com isso espero inspirar outros a ser o mesmo, pois somos todos estudantes da vida”.

Então aqui vai:

1)      Nada é pessoal. As coisas acontecem não com você, mas por meio de você! Parece difícil entender esse conceito. Até pra mim, mas se você tem algum conhecimento de meditação, yoga, budismo ou espiritismo, vai entender melhor o que estou falando. Caso contrário, comece a observar a sua vida e teste a minha teoria (com total liberdade pra discordar)! O que quero dizer é que as coisas aconteceram não pra me afetar pessoalmente, mas para que eu pudesse expressar a minha humanidade por meio delas. É tipo um filme, caro leitor! Minha alma decidiu colocar todas essas situações na minha vida (atual) pra que eu pudesse curar algumas feridas do passado (passado meaning outras vidas), ou para que eu aprendesse algo nessa vida mesmo, ou para que eu tivesse uma nova perspectiva em relação a vida, relacionamentos, medos… Ex: o ladrão que me roubou não queria roubar algo de mim, Lívia Stábile, mas sim de alguém que faz parte de uma classe social que  tem muito mais acesso, riqueza, educação e oportunidade do que a classe social dele. A amiga com quem tive um desentendimento não estava ofendida comigo, mas com uma parte dela mesma (alguns chamam essa parte de ego!!) que ainda se julga magoada por atitudes de terceiros (no caso euzinha) que não tem noção de que tais atitudes a magoariam. Pude aprender várias lições com cada uma das situações que se apresentaram por meio de mim! E sou grata por ser um veículo ativo de criação e aprendizado!

2)      Toda crise pede renovação. Cada pequeno ou grande drama que acontece na sua vida faz com que você veja ela (ou a interprete) de outra maneira. Em uma pequena escala, hoje dou muito menos atenção para meu celular (até porque estou usando um bem velho) e para minha vida cibernética (e-mail, Facebook) e vivo muito mais no momento presente. Em uma grande escala, hoje acredito ainda mais na força do Universo e da proteção que pessoas de bem, como eu e você, recebem em situações de perigo. Explico: descobri que o ladrão que me roubou tem passagem extensa na polícia, incluindo roubo com revólver, agressão a policiais, tráfico de drogas, etc. O que me fez ver que cair no chão foi o que de menos perigoso poderia, e de fato, aconteceu durante o episódio. E sou grata por isso. Então, lembre-se, drama chama renovação! Reavalie suas idéias, julgamentos, veja de que forma você contribuiu para a situação e renove o que precisar ser renovado.

3)      Amigo de verdade não tem preço. Quando digo amigo incluo minha família, pois família pode ser família, mas não de amigos! Hehe! Graças a Deus a minha é formada de amigos! Em momentos de trauma não existe nada que acelere a cura mais do que o amor e o carinho de amigos. Não hesite em pedir ajuda, ou carinho, ou atenção. Muitas vezes esperamos que as pessoas saibam o quanto estamos carentes de amor, mas elas não tem ideia do que está passando na nossa fértil mente! Pois ninguém tem uma bola de cristal portátil na bolsa! Logo, se você não estiver recebendo aquilo que precisa (não o que quer egoisticamente, olha a direfença!) de seus queridos, peça! Eles vão agradecer sua comunicação clara! Eu pedi ajuda mesmo, deixei bem claro minha vulnerabilidade e me sinto amparada em vários sentidos!!! E agradeço abertamente minha família e amigos que me apoiaram de várias formas, mandaram boas vibrações e aguentaram meu jeito estranho (e choroso) de ser nos últimos tempos!

4)      Em momentos de trauma seu corpo e sua mente congelam! Isso mesmo! Após liberar muita adrenalina (em momentos agudos de choque, susto, ou medo) o seu corpo entra em um estado de conservação de energia (no caso do perigo se prolongar e você precisar de mais energia mais tarde), e o seu metabolismo desacelera. Fiquei absolutamente sem vontade de me mexer (até porque doía muito meu peito e costelas) por mais de 20 dias e quando voltei a Yoga, essa semana, senti meu corpo todo travado, como se muitos nódulos de energia bloqueada tivessem se espalhado por ele. Além disso ganhei uns quilinhos básicos, claro, mas sinto tanto amor e gratidão pelo meu corpo e pela minha saúde que eles representam nada além da minha capacidade de recuperação rápida! No lado mental, fiquei pelo menos 2 semanas me sentindo fora do meu próprio corpo, me sentindo violada, estranha, sem achar graça na vida, sem fazer minhas piadas bobas, sem ser eu. Fui uma estranha dentro de mim. Graças a ajuda de amigos (+ família) e de amigos que também são terapeutas holísticos aqui, eu volei “a mim mesma”! Hahaha! Entretanto, a experiência de ser um estranho no ninho foi fantástica e agora posso entender bem melhor a reação de pessoas que passaram por situações traumáticas! Minha compaixão, paciência, empatia e admiração por elas, no mínimo, triplicou.

5)      Nada na vida é mais importante do que o amor! Tá, pode parecer brega, piegas, eu não ligo não!!! Nada na vida é mais importante que o amor!! Sempre existe uma saída para os maiores desafios se você relembrar o amor que você tem dentro de você! E amor no sentido maior mesmo! Amor por você mesmo, amor pela vida, amor porque aqueles que te amam, amor por aqueles que te ferem (lembre-se, nada é pessoal). O livro Curso em Milagres tem uma frase genial que diz “Todo ataque é um grito de ajuda”. Acho lindo e verdadeiro. Sempre que se sentir atacado (a), por um desconhecido( a) ou conhecido (a), enxergue o grito de ajuda por traz do ataque e ofereça seu amor, ao invés de oferecer raiva, rancor, vingança ou medo. Veja o que acontece! Seu amor é capaz de mudar tudo, de abrir portas e janelas para infinitas possibilidades, de fazer sua alma dançar ao vento, de criar flores no jardim do seu coração. Sempre que estiver vivendo qualquer dificuldade, ou desafio (como eu prefiro falar), lembre-se do seu amor, de como ele é infinito. Sinta-o, agradeça-o. É lá que todas as respostas estão!

Aprendi muitas outras coisas além das enumeradas acima, mas sei que seu tempo é valioso, então relato apenas as mais importantes. Se você já passou por momentos desafiadores e aprendeu algo que não está aqui, por favor, deixe seu comentário e enriqueça ainda mais esse blog, oferecendo sua sabedoria para outros que precisem! Agradeço sempre sua leitura, carinho e atenção!

Beijo no coração e Namastê!

7 Respostas to “Xô urucubaca e os aprendizados em meio ao caos”

  1. ibruno 21 de abril de 2012 às 8:26 am #

    Que estoria incrivel Livia, e o principal foi a resposta que vc esta dando…
    muito obrigado pelo belo texto e postura inspiradora.
    bjs
    Bruno

    • Lívia Stábile 22 de abril de 2012 às 1:21 pm #

      Obrigada por ler BRuno! Bjo grande!

  2. brasilnaitalia (@brasilnaitalia) 21 de abril de 2012 às 9:40 am #

    Eu gosto muito de acompanhar as suas histórias e aventuras. Me faz refletir bastante e pensar também sobre a minha vida. Muitas vezes penso em quanto a vida é irônica ou está querendo nos mandar um sinal. Se nós captamos na primeira, as coisas saem lisinhas. Se nós insistimos em ser teimosos, a vida começa a colocar uma série de obstáculos em nossa vida como se dissesse: “ei, você está indo na direção errada”.
    Essa é uma sensação que tenho observando não apenas a minha vida como a das pessoas ao meu redor. Às vezes penso: por que é que fulano tem uma vida tão sofrida, vive “dando murros em ponta de faca”, enquanto para beltrano as portas sempre se abrem. Você já reparou nisso?
    Ainda não consigo entender muito bem porque fazemos parte desse joguinho divino, mas acho que devemos realizar algumas tarefas. Deve ser isso. Embora seja difícil ser contrariada em algumas decisões, e digo isso por experiência própria, às vezes simplesmente temos que aceitar e eventualmente mudar de direção. Um beijo para você, Babi

    • Lívia Stábile 22 de abril de 2012 às 1:20 pm #

      Muito legal seu comentário BAbi! E faz muito sentido! OBrigada por seguir lendo e dando sua opinião! Beijo no seu coração e saudade!

  3. Fabi Marques 21 de abril de 2012 às 12:30 pm #

    Deusa, como sempre vc nos ensina, por meio de suas experiências, a exe3rgar o outro lado das coisas.

    Agora como é que vc esquece de avisar que seu cão voltou???? Puxa, tava mandando altas vibrações, super triste que ele tinha sumido!!! Que notícia boa!!!!!

    Beijos e namaskar

    • Lívia Stábile 22 de abril de 2012 às 1:20 pm #

      sorry que esqueci de te contar sobre o retorno de Buddy!!! Love you! XO

  4. Helga Nunes 24 de abril de 2012 às 9:32 am #

    Muito lindo seu depoimento Lívia! Isso me faz lembrar que quando a gente passa por estes tipos de situações, o quanto nós temos de ser gratas pela vida que levamos e temos, não dá nem pra calcular o tipo de vida mental e física, que no seu caso, o ladrão leva.. o tipo de vazio e abandono, a falta de amor e tudo mais. Como vc mesma disse, apenas o amor para transcender as nossas falhas e fraquezas. O que seríamos de nós sem estes amigos, admiradores e familiares? Fica mais evidente ainda para mim a seguinte pergunta: O que cada um de nós está fazendo para modificar os padrões de energia que reinam este planeta?. Como seria o mundo se cada um plantasse a sua sementinha naqueles que passam por sua vida? Um sorriso.. um abraço.. uma palavra querida.. um incentivo.. o perdão.. uma árvore e por aí vai! Ufa! Isso é papo pra manga hahaha Mais uma vez, obrigada pelas palavras e posts que edificam e agregam ao nosso crescimento, de verdade! beijos

Deixe um comentário