O que que a baiana tem…

20 maio

Já pensei em escrever esse post muitas vezes, mas sempre acabo esquecendo. Voltei a pouco de uma viagem rápida pelo Brasil, então minha cabeça está fresca pra falar: eu AMO ser brasileira. Você só entende o quanto é fantástico ter nascido no Brasil quando você vai morar fora do Brasil!! Explico com uma listinha básica – que não está, necessariamente, em ordem de importância!

1)      Todo mundo adora brasileiro. Quando eu digo todo mundo estou dizendo TODO O MUNDO! Nunca sofri preconceito por ser brasileira (aqui nos EU muitos latinos sofrem preconceito dos brabos), pelo contrário, sempre que conto que sou do Brasil um sorriso amplo aparece na minha frente e muitos comentários positivos do tipo “Eu sou louco (a) pra conhecer o Brasil” vem na sequência.

2)      Explico porque as pessoas nos amam tanto (de acordo com relatos que recebi de pessoas. Que pessoas? Os gringos (as) e latinos (as) que conheço, oras!): porque nós somos LEGAIS!!! Parece explicação boba, então explico melhor: somos leves, alegres, divertidos, festeiros, amigos, flexíveis, otimistas, criativos, boa gente, animados, abertos a todo tipo de expressão e opção religiosa, artística, etc.

3)      Somos de bem com a vida. Minha gente, levando em consideração toda a miséria que ainda temos, todos os dramas que já passamos e ainda passamos, crises, escândalos, ditadura, roubalheira, etc, nunca deixamos a peteca cair! Nosso modo de lidar com desafios é bem mais leve e fácil do que em outros países. A explicação está no próximo parágrafo.

4)      Vivemos em  uma sociedade coletivista. Países como os EU tem uma sociedade individualista, o que significa que eles acreditam que o indivíduo deve ter sucesso e viver de maneira independente. Assim sendo, as pessoas são bem mais isoladas e menos emocionalmente ligadas umas as outras. Nós, ao contrário, damos muito valor à família e amigos e contamos com eles em momentos difíceis (e felizes). Esse “support-system” é fundamental para manter nosso bem-estar físico, psicológico e até espiritual! Pois, como já disse aqui muitas vezes, somos todos um. Somos todos irmãos e companheiros de jornada. Sendo humanos, precisamos dar e receber carinho, atenção, amor e contato. Esses quatro são fundamentais para viver bem!

5)      Somos flexíveis. Tenho relatos atuais de amigas que moram no Brasil de que estamos cada vez mais nos americanizando e sendo menos flexíveis. Fiquei com medo! Flexibilidade não é, pra mim, o famoso “jeitinho brasileiro”, mas sim nossa maneira de ver os problemas como desafios que podem ser solucionados se usarmos criatividade! Por favor, não vamos perder isso. Não vamos nos transformar em robôs que, quando algo fora do manual acontece, não sabe o que fazer, ou que simplesmente não pode mudar algo porque está fora do script.

6)      Fazemos piada de tudo. Certa noite, nessa minha viagem recente, passei mais de uma hora escutando o amigo do meu primo contando piadas (inclusive tirando sarro dele mesmo). Fazia tempo que não ria tanto. Mas fora o episódio das piadas, temos esse inerente jeito de rir de nós mesmos, dos nossos erros e vitórias! Isso é fundamental, pois mostra que não nos levamos tão a sério, ou melhor, não levamos nosso ego tão a sério! A vida fica mais divertida!

7)      Somos extremamente artísticos! Tudo é arte no Brasil! Desde as músicas mega-populares que deixam bem a desejar (fiquei bem decepcionada com a falta de nível do tal “sertanejo universitário” – com letras machistas, inclusive cantadas por mulheres) até artesanato com material inovador, dança, arte e televisão (apesar de ter muita coisa ruim também, ainda penso que a tv brasileira é bem melhor do que a americana, mas dessa vez não assisti pra confirmar minha teoria!). Temos essa capacidade artística elevada que mais uma vez comprova nossa sensibilidade de viver!

8)      Temos o coração e a mente abertos. Talvez isso seja o mais importante! Adoramos conhecer gente nova, comidas novas, lugares novos. Adoramos receber visita. Temos vários tipos de expressões religiosas, artísticas, políticas e seguimos vivendo em harmonia, Claro, críticas podem existir, mas não nos matamos ou guerreamos por isso! No máximo fazemos piada, fofoca e seguimos em frente!

9)      Somos da paz! Sim meus caros, somos da paz! Somos da turma do “deixa disso”. Somente em um país que arruma (inventa, melhor dizendo) guerra por tudo você entende a tranquilidade de ser da turma do deixa pra lá… Aqui o índice de suicídios e ex-soldados com sérios problemas mentais e viciados em drogas e álcool é altíssimo e uma realidade muito triste. Tirando as vidas que já foram tiradas, famílias sem pais, feridos, dinheiro gasto por nada… Agradeço todos os dias por ser de um país pacífico.

10)   Adoramos contato físico. Beijamos e abraçamos Deus e o mundo. Não tememos nem evitamos contato físico e isso também é essencial para o bem-estar. Várias pesquisas provam que o fator mais importante entre um bebê saudável – e sua sobrevivência com saúde – e um com problemas (de saúde ou desenvolvimento) é o contato físico com a mãe… Acho que isso já comprova meu argumento! Aqui nos Estates professor é proibido de encostar em aluno (tudo aqui pode virar um processo na justiça), coleguinhas de classe são proibidos de abraçar e ter contato… Eu pareço um ET aqui, pois abraço e beijo todo mundo que conheço! Mas não ligo não, divido meu amor e meu calor humano com todos! Talvez seja por isso que somos tão adorados! Não temos medo de tocar o outro, de rir, de aceitar as diferenças! Somos um povo Valente! Somos brasileiros!!

Beijo no coração meu povo Valente e Namastê!

2 Respostas to “O que que a baiana tem…”

  1. Telma 20 de maio de 2012 às 5:48 pm #

    Que relato bacana e realista, Livia! Bjsssss

    • Lívia Stábile 28 de maio de 2012 às 12:51 am #

      Beijos amiga! SAudade!

Deixe um comentário

