Precisamos falar sobre esse livro!

16 jan

kevin

Os recorrentes school shootings ( tiroteios em escolas) , apesar de chocantes, nunca haviam me tocado tanto quando este último em Sandy Hook. Acredito que pelo fato de ser mãe e as vítimas terem sido  na sua maioria crianças bem pequenas, com idade próxima a do meu filho, fiquei realmente incomodada e triste. Passei  três dias acompanhando as notícias, lendo tudo e tentando entender quais são os motivos que levam alguém a cometer um crime hediondo desses  ( não achei a resposta, claro).

Ao ver o pai de uma das vítimas em um programa de TV, demonstrar preocupação com o que a família do assassino pudesse estar sentindo, eu pela primeira vez pensei nisso. Como seria estar do outro lado? Como agir sendo mãe de um monstro?  O que sentir?

Coincidência ou não, alguns dias depois uma amiga citou o livro “ Precisamos Falar Sobre Kevin” , do qual eu nunca tinha ouvido falar ( e agora sei que  já tem até filme), fiquei  interessada e baixei  no mesmo dia( tecnologia, te amo).

Para minha surpresa o livro era justamente sobre isso. A mãe de uma “mass murderer” expiando sua culpa.  Da autora, Lionel Shriver ( a mesma de O mundo pós aniversário que já citei aqui ), o livro me agarrou de um jeito que preciso compartilhar com vocês.

O enredo e a reflexão são muito bons. A personagem principal é de uma honestidade dolorosa e sua visão seca e crítica da maternidade já vale o livro. Seu esforço em reconstruir mentalmente toda  a existência de seu filho e o relacionamento entre eles , numa tentativa desesperada de compreender exatamente o que deu errado e para onde ir depois disso.

O livro não é fácil de ler e nem de digerir, já aviso. Demorei mais tempo do que o normal para terminar ( tem 400 e poucas páginas),  mas me marcou para sempre.  É uma história que  incomoda, machuca e desconcerta. Fez com que eu refletisse sobre a natureza, boa e ruim, que existe em todas as pessoas, além de trazer um novo olhar para meu relacionamento com meu filho.  Virei fã da autora  de vez e lerei todos os livros dela a partir de agora. Sugiro que vocês façam o mesmo!

Recomendadíssimo!

Deixe um comentário

